Sistemas raid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
R.A.I.D

Sigla: Redundant Array of Independent Drives

O que é RAID?Tal como já mencionado, RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks ou, em tradução livre, algo como "Matriz Redundante de Discos Independentes". Trata-se, basicamente, de uma solução computacional que combina vários discos rígidos (Hds) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.
E o que éunidade lógica? Em poucas palavras, no que se refere a RAID, trata-se de fazer com que o sistema operacional enxergue o conjunto de HDs como uma única unidade de armazenamento, independente da quantidade de dispositivos que estiver em uso. Hoje, além de HDs, é possível montar sistemas RAID baseados em SSD.
Fazer com que várias unidades de armazenamento trabalhem em conjunto resulta em muitaspossibilidades:
-Se um HD sofrer danos, os dados existentes nele não serão perdidos, pois podem ser replicados em outra unidade (redundância);
-É possível aumentar a capacidade de armazenamento a qualquer momento com a adição de mais HDs;
-O acesso à informação pode se tornar mais rápido, pois os dados são distribuídos a todos os discos;
-Dependendo do caso, há maior tolerância a falhas, pois osistema não é paralisado se uma unidade parar de funcionar;
-Um sistema RAID pode ser mais barato que um dispositivo de armazenamento mais sofisticado e, ao mesmo tempo, oferecer praticamente os mesmos resultados.

Tipos de RAIDExistem 2 tipos de RAID, um baseado em hardware e o outro baseado em software. Cada um possui vantagens e desvantagens.RAID baseado em software não é muito utilizado, poisapesar de ser menos custoso, é mais lento, possui mais dificuldades de configuração e depende do sistema operacional para ter um desempenho satisfatório. Este tipo ainda fica dependente do poder de processamento do computador em que é utilizado. O RAID por hardware é sem dúvida a maneira mais eficiente de implementar matrizes de discos rígidos e qualquer sistema operacional pode reconhecer umamatriz desse tipo, como se fosse um HD simples.
Níveis de RAIDPara que um sistema RAID seja criado, é necessário utilizar pelo menos dois HDs (ou SSDs). Mas não é só isso: é necessário também definir o nível de RAID do sistema. Cada nível possui características distintas justamente para atender às mais variadas necessidades. A seguir, os níveis mais comuns:
RAID 0 (zero)Também conhecido comostriping (fracionamento), o nível RAID 0 é aquele onde os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos. Trata-se de um nível que não oferece proteção contra falhas, já que nele não existe redundância. Isso significa que uma falha em qualquer um dos discos pode ocasionar perda de informações para o sistema todo, especialmente porque "pedaços" do mesmo arquivo podem ficararmazenados em discos diferentes.
O foco do RAID 0 acaba sendo o desempenho, uma vez que o sistema praticamente soma a velocidade de transmissão de dados de cada unidade. Assim, pelo menos teoricamente, quanto mais discos houver no sistema, maior é a sua taxa de transferência. Não é difícil entender o porquê: como os dados são divididos, cada parte de um arquivo é gravada em unidades diferentes aomesmo tempo. Se este processo acontecesse apenas em um único HD, a gravação seria um pouco mais lenta, já que teria que ser feita sequencialmente.
RAID 0
Por ter estas características, o RAID 0 é muito utilizado em aplicações que lidam com grandes volumes de dados e não podem apresentar lentidão, como tratamento de imagens e edição de vídeos.
Vantagens:- Acesso rápido as informações (até 50%mais rápido).-Custo baixo para expansão de memória.Desvantagens:- Caso algum dos setores apresente falhas, causa perda de informações, pois algum arquivo foi corrompido.
RAID 1O RAID 1 é, provavelmente, o modelo mais conhecido. Nele, uma unidade "duplica" a outra, isto é, faz uma "cópia" da primeira, razão pela qual o nível também é conhecido como mirroring (espelhamento). Com isso, se o disco...
tracking img