Trabalho ilamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Islamismo
Profeta Maomé
É uma religião começada na Arábia por Maomé, este nasceu em Meca, entre os anos 570 e 580 d.C., ficou órfão quando ainda era novo, tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica, como motorista de camelos, acabando por casar com esta.
    A sua vida de comerciante rico alterou-se ao ser atingido por visões numa caverna perto de Meca,numa noite do ano 611. O “Anjo Gabriel”, aparece-lhe numa nuvem de luz, declara-lhe que ele é o profeta de Allah (deus).
    Começou as suas pregações, foram alvos de bastantes contradições por parte dos habitantes da sua propiá terra. Perseguido, Maomé fugiu para Latrebe, agora chamada Medina, a cidade concorrente de Meca. Estávamos já no ano 622 d.C., sendo esta data o início da contagemcronológica islâmica.
   No ano 630d.C., conquistou Meca, tendo sido declarada como lugar de peregrinação.

O Livro Sagrado
O livro sagrado é o Alcorão, cujo contem as revelações do arcanjo Gabriel feitas ao profeta Maomé. Contém 114 capítulos. Este livro contém louvores, alusões às características de Allah, descrições do paraíso, lendas judaicas e cristas, entre outros.
 
 A fé
Deus é único, étranscendente e omnipotente. Para o muçulmano, Allah revelou-se através de muitos profetas, de entre eles, Abraão, Moisés, Jesus, mas o mais importante foi Maomé.
 
O culto
Os muçulmanos possuem cinco obrigações:
* Acreditar que não há outra divindade senão Allah e Maomé é o seu Profeta.

* Rezar cinco vezes por dia, ajoelhado, voltado para Meca.
A oração é um ato de adoração a Allah.As roupas e o corpo devem estar limpos de todas as impurezas. Além disto, no homem, a parte do corpo entre o umbigo e os joelhos deve estar tapada e, na mulher, só as mãos e a cara poderão estar destapadas.

* Realizar o Zakat, que é uma quantia paga anualmente para caridade, que o muçulmano que possui meios deve distribuir entre os necessitados. O zakat é obrigatório para quem tem em seupoder, durante um ano, ouro com o peso mínimo de 88 gramas ou prata como peso mínimo de 612 gramas.

* Jejum do Ramadão: É o ato de se privar de comer, beber, fumar, etc. durante um mês, desde o nascer até ao pôr-do-sol, as crianças, os dementes, os inválidos, os idosos e os fracos estão dispensados deste ato. É realizado no mês de Ramadão, mês em que Allah anunciou o Alcorão.

*Peregrinação a Meca: Deve realizar-se uma vez na vida, se as condições permitirem, ou seja, se estiverem em condições físicas e materiais para começarem a viagem, na chegada devem dar sete voltas à Caaba.
 
Festas:
       Aid es-Seghír: Esta festa dura três dias, realiza-se no mês de Chawwál. Louva o fim do jejum e dá ocasião às pessoas de se encontrarem, trocar prendas e desejarem votos de felicidade.       Achura: Significa "o décimo" – é no dia 10 do mês de Muharram. Foi nesse dia que Deus teria criado Adão e Eva, tal como o Paraíso e o Inferno. É um dia de jejum, mas à tarde, os crentes, fiéis às tradições, comem uma espécie de gelado composto de toda a espécie de frutos secos. São precisas 40 espécies de ingredientes e coze, em fogo brando, horas e horas.
       Aíd eI-Adha: A seguir ao Ramadão,a festa mais importante é a do Sacrifício. Responde a uma das prescrições do Corão. Este manda sacrificar animais, segundo os ritos sagrados, para agradecer ao Senhor que multiplicou os animais úteis ao ser humano. Algum tempo antes da festa, chegam rebanhos às cidades e os vendedores conduzem-nos de rua em rua até venderem tudo. Depois de comprado o carneiro, é lavado, escovado, ornamentado comfitas. Depois é morto. A sua carne é distribuída pelos pobres. O proprietário apenas guarda os miúdos. Esta festa celebra o holocausto oferecido a Deus por Abraão.
       Mouloud: Os muçulmanos celebram no dia 12 do mês de Rabiul-awwal, o nascimento de Maomé. Nesse dia, os crentes vão às mesquitas e ouvem a vida do profeta, os ricos repartem donativos e oferecem um animal em sacrifício....
tracking img