Raid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE



O QUE É RAID? 3

HISTÓRIA 3



TIPOS DE RAID

Hardware RAID 4

Software RAID 4

Comparação 5



NÍVEIS DE RAID 6

RAID 0 6

RAID 1 7

RAID 2 8

RAID 3 8

RAID 4 9

RAID 5 9

RAID 6 10

RAID 7 10

RAID 10 10

RAID 50 11

RAID 100 11




CONFIGURAÇÃO

Windows 11

Linux 12C0NCLUSÃO 14

REFERÊNCIA 15

O QUE É RAID?




RAID (Redundant Array of Independent Disks, em português “Matriz Redundante de Discos Independentes”). É uma tecnologia que combina vários discos rígidos, unificando os discos para que funcione como apenas um. Essa tecnologia permite se proteger contra possíveis falhas, pois se houver um problema em uns dos discos, os outroscontinuam funcionando, sem parar a máquina ou perder informações.

Para que seja formado um RAID são necessário pelo menos dois discos. O Sistema Operacional irá reconhecer como apenas uma unidade lógica e os arquivos copiados são divididos entre os dois discos (dependendo do nível), isso além de garantir o acesso aos dados e em caso de problemas em algum dos discos, pode-se equilibrar oacesso para que não haja gargalos.

Pode-se utilizar o RAID em HD’s IDE/ ATA, SATA, SCSI, SSA, FIBRE CHANNEL.




HISTÓRIA

A primeira idéia de RAID foi desenvolvida pela IBM em 1978, para melhorar a confiabilidade e segurança de sistemas através de redundância.
Em 1988 ele foi proposto por David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy H. Katz na publicação "UmCaso para Conjuntos de Discos Redundantes Econômicos”.
Há algum tempo atrás o RAID só estava disponível para discos rígidos SCSI, que possui custos muito elevados. Nos últimos anos, empresas como HighPoint, Promise , SiliconImage e ITE lançaram uma série de chips RAID IDE permitindo que discos rígidos IDE pudessem ser utilizados em sistemas RAID.

Os discos rígidos IDE são maispopulares e baratos do que os discos SCSI. Esses chips podem ser encontrados em placas de expansão ou embutidos na própria placa-mãe. Assim, mesmo que a sua placa-mãe não possua a função RAID, você pode instalar uma placa de expansão para aumentar o desempenho e a confiabilidade do seu sistema. Alguns chipsets possuem função RAID integrada, como é o caso dos chipsets mais modernos da Intel (porexemplo, no chipset Intel 915P, ponte sul tem que ser a ICH6R ou ICH6RW para ter este recurso habilitado) e VIA (ponte sul VT8237).






TIPOS DE RAID


Hardware RAID

O sistema baseado no hardware administra o sub-sistema RAID independentemente da máquina e apresenta apenas um disco por conjunto RAID à máquina.

Um exemplo de dispositivo de Hardware RAIDé aquele que se conecta a um controlador SCSI e apresenta os conjuntos RAID como um único disco SCSI. Um sistema de RAID externo move toda a "inteligência" de tratamento do RAID para um controlador alocado no sub-sistema do disco externo. O sub-sistema inteiro é conectado à máquina através de um controlador SCSI normal e aparece para a maquina como um único disco.

Os controladores RAIDtambém vêm na forma de placas que funcionam como um controlador SCSI para o sistema operacional, mas executam todas as comunicações do disco. Nestes casos, você conecta todos os discos ao controlador RAID, exatamente como faria com um controlador SCSI, mas deve adicioná-los à configuração do controlador RAID o Sistema Operacional não saberá a diferença.





Software RAID

Osoftware RAID implementa os diversos níveis do RAID no código do disco (dispositivo de bloco) do kernel. Oferece a solução mais barata possível, para substituição de controladores de disco caros ou chassis hot swap. Um chassis hot-swap (troca quente) permite que você remova um disco rígido sem precisar desligar seu sistema.O software RAID também funciona com discos IDE e discos SCSI mais...
tracking img