Raid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

Sobre

RAID

Cursando: Redes de computadores.

Tipos de RAID
RAID 0
Neste tipo de RAID a capacidade dos discos são somadas,os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos,a um ganho no desempenho na gravação dos dados, mas se um disco falhar haverá perda de informações para o sistema todo.
RAID 1
Este tipo de RAID funciona em pares dediscos, que serão espelhados de forma que uma unidade terá sempre um clone, assim se um disco falhar os dados no outro disco permitem a continuidade da operação do sistema, esse tipo de RAID e mais adequado para proteger o sistema de falhas físicas.
RAID 2
Ele armazena informação de controle de erros ECC (error correcting code), no lugar da paridade, o RAID 2 origina uma maior consistência dosdados se houver queda de energia durante a escrita, esse tipo de RAID ficou obsoleto pelas novas tecnologias de disco que já possuem este tipo de correção interna.
RAID 3
Neste tipo de RAID é utilizado três ou mais discos, um único bit de paridade é computado para cada palavra de dados e escrito em um drive de paridade, razão pela qual são necessários pelo menos três discos para montar o sistema.Este nível também pode apresentar maior complexidade de implementação pelo fato de as operações de escrita e leitura de dados considerarem todos os discos em vez de tratá-los individualmente.
O RAID 3 exige que todos os eixos das unidades de disco estejam sincronizados.
RAID 4
O RAID 4 funciona com três ou mais discos iguais. Um dos discos guarda a paridade (uma forma de soma de segurança)da informação contida nos discos. Se algum dos discos avariarem, a paridade pode ser imediatamente utilizada para reconstituir o seu conteúdo. Os discos restantes, usados para armazenar dados, são configurados para usarem segmentos suficientemente grandes (tamanho medido em blocos) para acomodar um registro inteiro. Isto permite leituras independentes da informação armazenada, Este nível também éútil para criar discos virtuais de grande dimensão, pois consegue somar o espaço total oferecido por todos os discos, exceto o disco de paridade.
Toda e qualquer operação de gravação exige atualização na unidade de paridade. Por este motivo, seu uso é mais indicado em sistemas que priorizam a leitura de dados, ou seja, que realizam muito mais consultas do que gravação.
RAID 5
Esse tipo de RAIDé parecido com o RAID 4 utiliza um bit de paridade, com a diferença que as informações de paridade estão distribuídas em todos os discos e não em um só disco como no RAID 4.
Com isso a aumento da rapidez da leitura (porem uma gravação não tão rápida), se houve a perca de um disco irá reduzir disponibilidade dos dados e a paridade.
RAID 6
Este tipo de RAID usa o dobro de bits de paridade,eoferece redundância para 2 HD 'S ao mesmo tempo sem perda.
RAID 7
Potencialmente uma tecnologia proprietária. Utiliza um sistema operacional embutido para gerenciar as operações de paridade e cache. A transferência das informações de cache e paridade são feitas através de um barramento especial chamado X-bus. Oferece um desempenho de leitura e escrita bastante alta em busca e transferência deinformações, principalmente em função do sistema de cache gerenciado pelo sistema operacional embutido, contudo o custo é muito alto e apenas um fabricante oferece essa tecnologia, a SCC (Storage Computer Corporation), que registrou a marca RAID 7.
Usa um disco extra para armazenamento de informações de paridade. Sua principal vantagem é o alto desempenho, usando caches de disco. Pode serconsiderado como um RAID 4 com cache.
RAID 0 +1
É a combinação do RAID 1 com o RAID 0 é necessário no mínimo 4 HD 'S, dois que funcionaram como RAID 0 e as outras duas unidades serão clone das que estarão funcionando em RAID 0, sendo assim se um disco do par falhar o outro par de discos não deixa o sistema parar, e teremos praticamente uma configuração de RAID 0.
RAID 1+0
Este tipo de RAID...
tracking img