Raid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conjunto redundante de disco economico, e um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composto por varios discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho. Popularmente, RAID dois ou mais HDs trabalhando simultaneamente para uma finalidade única. O sistema de RAID e dividido em varios niveis.
Raid 0 (striping)
No Striping os dados são subdivididos em segmentosconsecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.
Vantagens:
* acesso rápido asinformações (até 50% mais rápido);
* custo baixo para expansão de memória.

Raid 1
Implementa o espelhamento de disco, para isso são necessários no mínimo dois discos, p funcionamento se da da seguinte maneira: Os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.Vantagens:
* caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco;
* segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).

Raid 2
Os HDs não possuíam checagem de erros, sendo identico ao raid 4, mas possuindo algoritmos de Hamming ECC, que é a informação de controle de erros, no lugarda paridade. Além disso, pode-se ter várias configurações, como 10 discos normais + 4 discos somente para ECC. Este fato possibilita uma protecção adicional.
Vantagem:
* usa ECC, diminuindo a quase zero as taxas de erro, mesmo com falhas de energia.

Raid 3
E uma versão simplificada do raid 2, nesse arranjo, um único bit de paridade é computado para cada palavra de dados e escrito em umdrive de paridade. À primeira vista, pode parecer que um único bit de paridade dá somente detecção de erro, e não correção de erro. Para o caso de erros aleatórios não detectados, essa observação é verdadeira. Todavia, para o caso de uma falha de drive, ela provê correção total de erros de um bit, uma vez que a posição do bit defeituoso é conhecida. Se um drive falhar, o controlador apenas fingeque todos os seus bits são "zeros". Se uma palavra apresentar erro de paridade, o bit que vem do drive extinto deve ter sido um "um", portanto, é corrigido.
Vantagens:
* leitura rápida;
* escrita rápida;
* possui controle de erros.

Raid 4
Funciona com 3 ou mais discos, sendo um disco para guardar a paridade. Caso um dos discos venha a avariar, a paridade pode ser imediatamenteutilizada para reconstruir o seu conteudo. Raids cuja característica é utilizarem paridade, usam um processo de recuperação de dados mais envolvente que arrays espelhados, como raid 1. Este nível também é útil para criar discos virtuais de grande dimensão, pois consegue somar o espaço total oferecido por todos os discos, exceto o disco de paridade. O desempenho oferecido é razoável nas operações deleitura, pois podem ser utilizados todos os discos em simultâneo.
Vantagens:
* taxa de leitura rápida;
* possibilidade do aumento de área de discos físicos.

Raid 5
Similar ao raid 4, As informações sobre paridade para os dados do arraysão distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o raid4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.  A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.
Vantagens:
* maior rapidez com tratamento de ECC;
* leitura rápida (porém escrita não tão rápida).

Raid...
tracking img