Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de exercícios –
Aluno : Henrique Pereira Scoralick Martins
Curso : TGTI – Sala – 4NA

Introdução a Sistemas Operacionais

1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são
suas duas principais funções?

O usuário ficaria limitado ao não ter um sistema operacional instalado em seu Desktop ou Notebook, o usuário final só conseguiria analisar asconfigurações da BIOS. Uma das principais função do sistema operacional é a de esconder toda esta complexidade, oferecendo a usuário uma maior comodidade no seu dia a dia de trabalho.

2. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar
este conceito?

O conceito de virtualização é muito similar ao da emulação, sendo que a emulação tem um enfoque mais funcional de criar umambiente em uma máquina X que seja capaz de rodar aplicativos escritos para a máquina Y, enquanto que a virtualização se preocupa mais na replicação da arquitetura desta máquina Y. No entanto muitas características práticas e/ou conceituais coincidem para ambos, como o não acesso direto ao hardware e o mapeamento virtual de memória.

3. Defina o conceito de uma máquina de níveis ou camadas.O computador pode ser visualizado como uma máquina de níveis ou máquina de camadas, possuindo tantos níveis quanto forem necessários para adequar o usuário às suas diversas aplicações. Quando o usuário está trabalhando em um desses níveis, não necessita saber da existência das outras camadas. Com isso a interação entre usuário e computador apresenta-se mais simples, confiável e eficiente.

4.Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?

Sistemas monoprogramáveis ou monotarefa, sistemas multiprogramáveis ou multitarefa e sistemas com múltiplos processadores.

5. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas
monoprogramáveis?

Porque em sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez. Como um programanão utilizatodos os recursos do sistema totalmente ao longo da sua execução, existe ociosidade e, consequentemente,
subutilização de alguns recursos.

6. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas
multiprogramáveis?

Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um únicoprograma. Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis várias
aplicações compartilham esses mesmos recursos.

7. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?

As vantagens do usode sistemas multiprogramáveis são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas noambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações.

8. Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um
exemplo.

Sim, somente um usuário interage com o sistema podento possuir diversas aplicações executandoconcorrentemente. O sistema Windows NT é um exemplo.

9. Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis?

Sistemas batch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real.

10. O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?

O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas asentradas e saídas de dados da aplicação são implemetadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco.
Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.

11. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as...
tracking img