sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EEEFM CLÓVIS BORGES MIGUEL 
Técnico Em Informática Modulo um







Características Dos Sistemas Operacionais











Serra Março /2013
EEEFM CLÓVIS BORGES MIGUEL 
Técnico Em Informática Modulo um





Características Dos Sistemas Operacionais



ALUNOS: Pâmela Cristina Dos Santos Marreco, Pedro Rodrigues de carvalho.



Trabalhoapresentado para avaliação na disciplina de sistemas operacionais, do curso técnico de informática, turno noturno da EEEFM CLÓVIS BORGES MIGUEL ministrado pelo professor Marcos Fonseca.




Serra Março /2013

Conteúdo








Introdução:
A história mostra que os sistemas operacionais vêm sofrendo constantes modificações
Com o passar do tempo. No início eram relativamente simples, do tipomonousuário e praticamente não ofereciam qualquer mecanismo de proteção aos usuários. Com a evolução do hardware e o surgimento de equipamentos cada vez mais velozes, os sistemas operacionais foram
Se tornando mais complexos, mais seguros, mais eficientes e mais abrangentes.
Diversos tipos de sistemas operacionais podem ser identificados: monoprogramáveis,
multiprogramáveis, multiprocessáveis,sistemas em rede, sistemas distribuídos, sistemas em
lote ("batch"), sistemas de tempo compartilhado ("time sharing") e de tempo real, sistemas de computadores de grande porte:

Sistemas operacionais de tempo real

Um sistema operacional de tempo real é aquele onde a corretude dos cálculos não depende somente da lógica das operações matemáticas, mas também do tempo em que estesresultados são produzidos. Se os resultados não são produzidos no tempo esperado, diz-se que ocorreu uma falha no sistema.
De acordo com o padrão, tempo real em sistemas operacionais é a habilidade do sistema em prover uma determinada quantidade de serviço em um tempo pré-definido de resposta.
Um sistema de tempo real consiste em um conjunto de atividades sequenciais e cooperativas. Essas atividadespodem ser Machthreads, Alpha threads, UNIX processes ou qualquer outra abstração conhecida no sistema operacional que realiza alguma ação em um computador.
Ao contrário de sistemas operacionais tradicionais, em um sistema operacional de tempo real, o tempo em que as operações são realizadas é de extrema importância. Em outras palavras, se uma falha ocorre interrompe-se todo um processo, pessoaspodem morrer, desastres podem acontecer. Imagine um robô em uma fábrica responsável por transferir objetos entre duas esteiras continuamente. Se ele se atrasa o objeto na esteira não estará mais na posição, se ele se adianta o objeto ainda não chegou.
Em outras palavras, se um sistema consome 2,01 segundos para processar 2,0 segundos de áudio ele não é de tempo real. Seria de tempo real seprocessasse em 1,99 ou menos segundos.
Características De Um Sistema Operacional De Tempo real
Algumas características são desejáveis para que um sistema seja Considerado de tempo real. Dentre elas citamos:
• Multi-threading: O sistema deve possuir suporte a execução de vários threads
Simultaneamente e cada thread deve ter sua prioridade.
• Preempção: o escalonador deve interromper um processoescalonado (em execução) por outro que tenha prioridade maior no momento em que alterar seu status para apto;
• Um número suficiente de níveis de interrupção, com suporte a agrupamento de interrupções
• O tempo da troca de contexto entre processos deve ser pequeno;

Sistema embarcado
Um sistema embarcado (ou sistema embutido, ou sistema embebido) é um sistema microprocessado noqual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Diferentemente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo...
tracking img