O homem nas diferentes epocas da historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução_______________________________________________________1

O homem nas diferentes épocas da história_____________________________2

Conclusão_______________________________________________________7

Referências______________________________________________________8INTRODUÇÃO



Antiguidade, Idade Média e Modernidade, três etapas da história que em seu apogeu e em seu declínio presenciaram na sociedade uma mudança direta no homem de seu tempo.
O homem da Grécia antiga vê seu apogeu na Grécia filosófica, seu declínio a partir do momento que Igreja começa a ganhar forças e após isso a Idade Média começa com seu apogeujustamente no que diz respeito a Igreja Católica e tem seu declínio na insatisfação criada pela burguesia onde começa a Reforma Protestante e ai tem início a Idade Moderna que perdura até hoje.
Veremos então o homem de cada época e suas diferenças, na arte, na música, na literatura.







































O HOMEM NAS DIFERENTES ÉPOCAS DAHISTÓRIA.

A história da humanidade é dividida em três etapas e com isso cada época possui um determinado tipo de pensamento e modo de agir. A Pré-história é anterior a essas três épocas e é o nela que encontramos a base para determinados pensamentos do homem nas três outras etapas seguintes. Apesar de poucos relatos sobre a pré-história, pois ela é anterior a escrita, o que sabemos vem dedesenhos que o homem das cavernas como eram chamados os homens daquela época, faziam nas paredes das cavernas, uma forma de ilustrar a realidade que vivia e também acreditavam que, desenhando figuras das caças eles exerciam um poder sobre ela. A esse período damos o nome de nômade.
Já em outro período também da pré-história onde a escultura começou a se desenvolver damos o nome de paleolíticosuperior. No paleolítico inferior começa os primeiros indícios do uso do fogo e no neolítico começaram a surgir as primeiras instituições. A arte passa a exibir sinais e figuras com representações da vida em conjunto.
A arte egípcia que também se desenvolveu na pré-história é um pouco mais avançada. A religião existia e determinava o papel das classes sociais. Os fundamentos dessa arte vinhamda exaltação dos Deuses.
A arte Grega nada tem haver com o espírito e sim se liga a inteligência, mostram o interesse pelo homem que acreditavam ser “a medida de todas as coisas”. Já a Arte Romana contava na religião com os templos, no comercio com a Basílica e assim por diante.
Após vermos um pouco da pré-história da humanidade, entraremos no comportamento do homem antigo com baseem livros sobre o homem dessa época.
O homem da época antiga é caracterizado pela imagem de Herói, semideus, guerreiro, vemos exemplos disso em livros como a Odisséia de Homero onde ele conta a historia de Ulisses um guerreiro que fora preso em uma ilha por uma Deusa chamada Calipso que deseja casar com ele. Essa relação entre a Deusa Calipso, e Ulisses que era humano nos mostra comoexistia uma ligação direta entre Deuses e Humanos segundo a mitologia Grega. O mesmo pode ser visto ainda na Odisséia quando a Deusa Atena vem até a terra falar com o filho de Ulisses, Telêmaco. Mais uma vez fica clara essa ligação Deuses-Homem. Pois os Deuses interferiam de forma direta na vida humana. Exemplo disso está no livro Ilíada também de Homero onde Aquiles era um semideus, filho da deusaTétis e tem seus pedidos atendidos por Zeus. O homem antigo era guerreiro, crente nos deuses e que seu destino já estava escrito por eles. Tanto Aquiles como Ulisses já tinham seu destino traçados pelos Deuses e o viram acontecer. Como em Antígona onde percebemos também essa ligação, Antígona era filha de Édipo e este viu seu destino se cumprir conforme havia previsto os Deuses.
Já em os...
tracking img