Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Ciência da Computação
Curso de Sistema de Informação



SISTEMAS OPERACIONAIS

Introdução

Este artigo descreve as principais características do sistema operacionalMicrosoft Windows. Partindo da conceituação de “Sistema Operacional”, são analisados os principais aspectos do Windows, bem como a sua evolução no tempo, através do lançamento de inúmeras versões. Em seguida, procura-se explicar os motivos para o grande sucesso mundial atingido pela família Windows desde o seu lançamento. Por fim, é feita uma comparação do Microsoft Windows com o seu grande concorrente,o Linux.

Desenvolvimento

1. Conceitos Essenciais

Segundo Guedes (26/04/2007), sistemas operacionais é um programa (software) ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. É comum utilizar-se as abreviaturas SO (em português) ou OS (do inglês “Operating System”). Existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

(I)pela perspectiva do usuário (visão “top-down”), é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware);

(II) numa visão “bottom-up”, de baixo para cima, é um gerenciador de recursos, controla quais aplicações (processos) podem ser executados, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem serutilizados.

Se não existissem os sistemas operacionais, todo programa desenvolvido deveria saber como se comunicar com os dispositivos do computador que precisasse utilizar, afirma Guedes (26/04/2007).

2. A Microsoft Windows

2.1 Conceitos

Conforme conceitua Cardoso (24/12/2007), Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft desde 1983, empresafundada por Bill Gates e Paul Allen. O MS-Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões, embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas, ele é o sistema operacional mais usado do mundo. Apesar de o sistema ser conhecido pelas suas falhas críticas na segurança, o impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enormenúmero de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. É um sistema operacional que possui um ambiente multitarefa e interface gráfica com o usuário, conclui Cardoso (24/12/2007).

2.2 Características

Dourado (09/04/2008), enumerando as principaiscaracterísticas do sistema operacional Windows, afirma que para entendê-lo é preciso saber que este foi desenvolvido pela Microsoft tendo como característica técnicas a principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias versões do Windows é uma linguagem de programação de alto nível, ou seja, linguagens de programação com um nível de abstração relativamente elevado, longedo código de máquina e mais próximo à linguagem humana, com facilidades para o uso em baixo nível (linguagem da programação mais próxima ao código de máquina, menos abstrata), vários tipos de programação e de uso geral.

2.3 Histórico

É importante destacar que o Windows nem sempre foi um sistema operacional. Conforme aduz Brandão (07/04/2008), o Windows surgiu inicialmente como uma interfacegráfica para o sistema operacional MS-DOS, a fim de torná-lo mais amigável, permitindo rodar programas em modo gráfico e consecutivamente a utilização de mouse. Com o lançamento do Windows 2000, que marcou o começo da era NT (Nova Tecnologia) para usuários comuns, o Windows deixa de ser apenas um software e passa a ocupar posição de sistema operacional.

2.4 Razões do Sucesso

São...
tracking img