Sistemas operacionais de computadores de grande porte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais de Computadores de Grande Porte

SOROCABA
27/09/2012
Introdução
Primeiramente os computadores de grande porte como os mainframes, são praticamente “supercomputadores” assim poderíamos simplificar a explicação sobre o que é um mainframe Para começarmos a entendê-los devemos saber que eles são basicamenteservidores que realizam o processamento de um volume muito grande de informações.
Apesar de ser uma tecnologia relativamente antiga, os mainframes ou computadores de grande porte comerciais ainda são muito utilizados em ambientes comerciais e grandes empresas. No início, os mainframes eram bastante grandes e precisavam de um ambiente especial para o seu funcionamento. Hoje, eles têm mais oumenos o mesmo tamanho dos servidores de grande porte, e hardware semelhante aos PCs (microcomputadores), com memórias, processadores, discos rígidos e toda a arquitetura estabelecida.
Para poder realizar diversas tarefas pesadas com sua capacidade próxima ao limite, os mainframes possuem um banco de processadores bastante versátil, capaz de suportar uma troca de processadores, inserção ou remoção semprecisar desligar a máquina. Mais do que isso, com a capacidade de executar múltiplos sistemas operacionais, o mainframe não opera como um único computador, mas como várias máquinas virtuais.
O investimento nessa tecnologia foi muito grande nos anos, muitos dizem que eles são tecnologias do passado, mal sabem que para confirmar uma passagem de avião um mainframe acabou de processar aquelaentrada de dados.

Sistema Operacional de Computadores de Grande Porte

A maior característica de sistemas operacionais para computadores de grande porte é serem orientados para o processamento simultâneo de muito Jobs (logo veremos com mais detalhe), sendo que a maioria deles precisa de quantidades prodigiosas de E/S. Esses sistemas operacionais oferecem normalmente três tipos de serviços: em lote(batch), processamento de transações e tempo compartilhado. Um sistema em lote processa jobs de rotina sema presença interativa do usuário. Cada unidade de trabalho é pequena, mas o sistema precisa tratar centenas ou milhares delas por segundo. Sistemas de tempo compartilhado permitem que múltiplos usuários remotos executem seus jobs simultaneamente no computador, como na realização de consultas aum grande banco de dados.
O MVS (Multiple Virtual Storage) é o nome que é dado a um sistema operacional do mainframe, também conhecido como z/OS.
O sistema MVS é uma Imagem virtual em uma memória física. Que é chamado de partição lógica ou Logical Partition (LPAR). Muito parecido quando se “particiona” o HD de um PC, e montam-se partições lógicas de um HD físico. Mas o MVS sem seus aplicativos,não é nada. Os aplicativos que auxiliam o MVS são chamados de TASK, que são podendo assim dizer como tarefas, estes aplicativos que estão no sistema por algum motivo específico. Esta Task pode ser para: controlar entrada de usuários, para manter um buffer da memória do sistema e acesso de dados que o Mainframe processa e armazena.
Um aplicativo em especial que é necessário para o controle deentrada e saída de Jobs no sistema é o JES (Job Entering System) que controla o numero de usuários que vão utilizar sistema e até outras Tasks.
Normalmente em um sistema de computadores de grande porte, além dos aplicativos (Tasks), existem outras entidades, O JOB e o USUÁRIO. Um Job é parecido com um aplicativo, mas é temporário, não fica instalado no sistema como um programa. O Job funciona porpassos chamados STEPS, sendo que cada passo executa um programa. Uma atividade qualquer pode conter vários Jobs para que seja realizada e, um mecanismo que permite que estes Jobs rodem ou sejam listados para serem executados no tempo escolhido pelo operador é chamada de Spool (Simultaneous Perifheral Operations On-Line). Então para se entender melhor como o MVS gerencia seus aplicativos, é...
tracking img