Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química – Professora Fabiana Alves – 1º Ano – 4º Bimestre

 Funções químicas
O limão é um fruta que possui sabor muito azedo. Ele, assim como outras frutas cítricas, é ácido, contém ácido ascórbico e ácido cítrico.
Muitos ácidos são usados em indústrias. Já houve época em que a produção e a utilização de determinados ácidos eram consideradas indicativas de desenvolvimento industrial de umpaís. Mas, afinal, o que é um ácido?
Na natureza existe uma grande quantidade de substâncias com diferentes sabores, cores, consistências e propriedades.
É possível organizar todas essas substâncias reunindo-as em grupos com propriedades semelhantes. Poderá haver, por exemplo, um grupo formado por substâncias que têm em comum o sabor azedo, como algumas substâncias encontradas no vinagre, no sucode limão e na laranja. | |
Outro grupo poderia reunir substâncias que ajudam na remoção da sujeira ou da gordura de superfícies e tecidos. Essas substâncias são encontradas em produtos de limpeza, na forma de líquidos e pastas. | |
Podemos até mesmo reunir, as substâncias que apresentam sabor salgado, como o sal de cozinha e o bicarbonato de sódio, utilizado como antiácido. | |
 Normalmente, substâncias que apresentam propriedades semelhantes possuem em comum um átomo, ou grupo de átomos, que confere a essas substâncias determinadas características peculiares.
Cada átomo ou grupo de átomos responsável por manter propriedades semelhantes nos compostos vai caracterizá-los como uma determinada função química.
 

O significado da função química
Função química é a característicaparticular de um determinado grupo de substâncias que apresentam entre si propriedades semelhantes devido a presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula.
Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecer as funções químicas.
O estudo das funções químicas, de suas características e de suas propriedades torna possível autilização de muitos materiais em nosso dia-a-dia e a fabricação de outros. Vamos ver em mais detalhes as seguintes funções químicas:
* ácidos;
* bases;
* sais;
* óxidos.
Função ácido
Uma das características da função ácido é a presença, nas substâncias classificadas nessa função, do elemento químico hidrogênio ligado a ametais. Um exemplo de ácido é o ácido clorídrico (HCl), queestá presente em nosso estômago, auxiliando na digestão.
Existem ácidos que possuem mais de dois elementos químicos em sua composição e destacam-se pela presença do elemento oxigênio. São exemplos o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4).
Os elementos químicos que participam da composição dos ácidos tendem a ganhar elétrons, por isso eles são compostos formados por ligações covalentes,ou seja, não são substâncias iônicas, mas, sim, moleculares.
No entanto, nem todas as substâncias que possuem hidrogênio em sua composição podem ser classificadas como ácidas. Somente as substâncias que sofrem ionização liberando o cátion H+ são consideradas ácidos. A ionização consiste na formação de íons por quebra de uma ligação covalente.
Observe a seguir esse comportamento nos ácidos.
 Ionização dos ácidos
A ionização é uma característica comum a todos os ácidos. Quando estes são dissolvidos em água, quebra-se a ligação do elemento ligado ao hidrogênio, liberando-o na forma de cátion H+.
Veja, nas equações representadas abaixo, como isso ocorre.
Equação química é a representação, de uma reação química por meio dos símbolos das espécies participantes (átomos, moléculas, íonsetc.). |
 

Ao ser dissolvido na água, o ácido clorídrico se ioniza, produzindo íons livres H+ e Cl-. Quando ocorre a quebra de ligação H – Cl, o elétron do hidrogênio fica com o cloro. Por esse motivo, o hidrogênio assume a carga +1, e o cloro assume a carga -1.

Na ionização de ácidos com mais de um átomo de hidrogênio, para cada ligação quebrada, o ânion originado assume uma carga...
tracking img