Computadores e sistemas operacionais de grande porte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|Turma: |
|Data: |


“Computadores e Sistemas Operacionais de Grande Porte”



História dos Mainframes

Os mainframes surgiram em 1946 e com o tempo foram sendo aperfeiçoados, no dia 7 de abril de 1964 a IBM lançou o System 360, um mainframe que na época foi o maior projeto de uma empresa. Desde então, outras empresas como aHP e a Burroughs (atual Unisys) lançaram seus modelos de mainframes. Existem mainframes em operação no mundo inteiro.
Após isso a IBM lançou a série 370, e a Burroughs não deixou por menos e lançou máquinas de terceira geração como B-3500 e B-6500, sucedidas pela série 700: B-3700 e B-6700. Após o 360 da IBM foram laçados os Burrough B-200, B-300 e B-500 (esses de porte menos) e o B-5500 (portemaior).
Ao final da década de 70, ao mesmo tempo em que cresciam os sistemas destinados a grandes corporações, começaram a reduzir o tamanho de uma série de máquinas para atender clientes menores: a IBM lançou o /3 e a Burroughs a série B-1700 e posteriormente o B-700, máquinas de quarta geração, seu software básico era escrito em MIL (Micro Implemented Language) e SDL (Software DevelopmentLanguage). Foram às primeiras máquinas Burroughs microprogramáveis, o que lhes dava uma alta flexibilidade. Estas máquinas marcaram o início do uso de circuitos integrados com tecnologia TTL com integração em média escala (MSI).
Atualmente a IBM produz quatro versões de mainframes, denominados System Z series, que modernizados, suportam diversos sistemas operacionais: z/OS®, z/OS.e, z/VM®, z/VSE™,VSE/ESA™, TPF, z/TPF e Linux on System z™. Segundo especialistas, há uma forte tendência de crescimento no setor, inclusive com as novas versões do COBOL usando ambiente gráfico (COBOL principal linguagem utilizada nos Mainframes).Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços deprocessamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. O termo mainframe se refere ao gabinete principal que alojava a unidade central e processamento nos primeiros computadores. A primeira empresa a usar o S/360 no Brasil foi a Bayer em 1966, após isso outros órgãos do governo adotaramo uso do Mainframe como o governo do Estado de SãoPaulo, as Usiminas e em Paulo Afonso.


Ambiente



Embora venha perdendo espaço para os servidores de arquitetura PC e servidores Unix, de custo bem menor, ainda são muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, operadoras de telefonia e energia, seguradoras, empresas de aviação, universidades, órgãos públicos, etc.).
São computadores que geralmente ocupam um grande espaçoe necessitam de um ambiente especial para seu funcionamento, que inclui instalações de refrigeração (alguns usam refrigeração a água). Os mainframes são capazes de realizar operações em grande velocidade e sobre um volume muito grande de dados.



Capacidade de Processamento



Mainframes são máquinas extremamente potentes dotadas de dezenas de processadores e GB's de memória RAM, semcontar os TB's de discos rígidos, esse tipo de máquina é utilizada por grandes corporações, um usuário doméstico nunca teria como ter uma dessas. 
Voltando aos Mainframes, muitas firmas o utilizam, mas não simplesmente como um super-computador, mas eles "Fatiam" o super PC em "várias máquinas" (virtuais claro, ninguém ia despedaçar um Mainframe), assim é como se existissem vários servidores depequeno ou médio porte e não apenas um com poder de processamento estupendo. 
E o mais interessante é que esta mesma máquina pode rodar SO's diferentes.Possui um banco de processadores bastante versátil, capaz de suportar uma troca de processadores, inserção ou remoção sem precisar desligar o Mainframe.









Modelos de computadores de grande porte



O supercomputador mais potente...
tracking img