Pararaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIENTE: Prodetur LOCAL: Mercado Municipal de Itapissuma MUNICÍPIO: Itapissuma - PE ASSUNTO: Projeto dos sistemas de Proteção contra descargas Atmosféricas SPDA (Para-Raios). 1- INTRODUÇÃO Estetrabalho tem como objetivo apresentar as diretrizes para execução detalhada dos sistemas de Proteção contra descargas Atmosféricas - SPDA´S do Mercado Municipal de Itapissuma em conformidade com a normatécnica NBR5419/2005 da ABNT em vigência. Serão apresentadas as sugestões técnicas necessárias para conformidade à norma e apresentados desenhos e detalhes para uma boa leitura do projeto. Não serápermitida a alteração ou modificação de qualquer item desse projeto sem a previa autorização do Projetista, a execução da obra sem obedecer ao projeto isenta o projetista de sua responsabilidade. Ainstalação deverá ser executada por empresa especializada, registrada no Crea e certificada.

2-CARACTERÍSTICAS DO LOCAL
Edificação de uso Público/Comercial com presença de pessoas. Apesar de não termosregistros quanto a incidência de raios nas localidades vizinhas e próximo ao mercado, essa edificação pode estar vulnerável aos efeitos secundários dos raios que por ventura podem cair nas vizinhanças eas descargas atmosféricas e seus efeitos indiretos (Exposição Extrema)

3-DADOS TÉCNICOS DA EDIFICAÇÃO
Edificação enquadrada na norma NBR5419/2005 da ABNT, como Nível II de proteção. Necessidadede proteção evidenciada por se tratar de edificação de Nível II, com concentração de pessoas, podendo gerar pânico e consequentemente risco de vida. Aterramento: 1 eletrodo vertical tipo “Copperweld”5/8” x 2,40m (alta camada) para cada descida e um eletrodo horizontal em cabo de cobre nu #50mm2 a 50 cm de profundidade, circundando a edificação e interligando todas as descidas.

Para o Mercado dePeixe e o Mercado Central, foi previsto um sistema de proteção tipo esfera rolante com raio de 30m, conforme tabela da NBR, serão instalados 3 postes autosustentados com captores Franklin, em...
tracking img