Sistemas economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Garimpando na Imprensa Especializada:
UMA Metodologia alternativa para a coleta de
Indicadores de Desempenho Gerencial

Autores:
Luiz Carlos Miranda, Ph.D.,
Professor e Coordenador da Pós-Graduação do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (Recife – PE – Brasil)
Domicílio: R. João Fragoso de Medeiros, 34/101 – Candeias54.430-250 - Jaboatão – PE – Brasil
Telefone: (081) 361-5399 Fax: (081) 361-5399
E-mail: miranda@elogica.com.br

Cláudio de Araújo Wanderley,
Estudante do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Domicílio: Rua Padre Carapuceiro, 478/404 - Boa Viagem
51.020-280 - Recife – PE - Brasil
Telefone: (081) 325-4691 Fax:(081) 341-6415
E-mail: neta@elogica.com.br

Juliana Matos de Meira,
Estudante do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Domicílio: Rua Luiz Inácio P. de Melo, 81/1204 - Boa Viagem
51.030-320 - Recife – PE - Brasil
Telefone: (081) 461-1057 / 9967-2285 Fax: (081) 341-6415
E-mail:neta@elogica.com.br[->0]

Garimpando na Imprensa Especializada:
UMA Metodologia alternativa para a coleta de
Indicadores de Desempenho Gerencial

Luiz Carlos Miranda, Ph.D. miranda@elogica.com.br),
Cláudio de Araújo Wanderley, e Juliana Matos de Meira (neta@elogica.com.br)
UFPE

RESUMO (ABSTRACT)

O trabalho apresenta os resultados de pesquisa sobre indicadores de medição de desempenhogerencial mais utilizados pelas empresas brasileiras. A inovação do trabalho é que ao invés de coleta de dados por questionários ou entrevistas junto aos empresários, os dados foram coletados em revista especializada na análise de negócios (Revista EXAME). Os resultados indicam ser esta uma fonte importante na identificação de indicadores úteis para a tomada de decisões e para a implantação deprocesso de benchmarking, ou seja, a comparação de resultados com outras empresas. Os indicadores foram classificados em três grupos: financeiros tradicionais, não financeiros tradicionais e não tradicionais. Foram identificados 88 indicadores financeiros tradicionais, 78 indicadores não financeiros tradicionais e 36 indicadores não tradicionais.

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta osresultados de pesquisa sobre os indicadores mais utilizados pelas empresas brasileiras para avaliar o desempenho gerencial de seus negócios. Ao invés de efetuar pesquisa diretamente nas empresas, por entrevista ou questionário, optou-se por uma fonte de informações indireta e menos convencional: artigos sobre empresas publicados em revistas especializadas na análise de negócios. Para esta pesquisa elegemosa revista Exame, tradicional periódico brasileiro que apresenta artigos sobre a economia e sobre o mundo dos negócios. Assim, ao mesmo tempo em que se obtém informações sobre os indicadores usados pelas empresas para avaliarem o desempenho de seus negócios, o trabalho tem mais dois objetivos: (a) sugerir uma metodologia alternativa para pesquisa de indicadores gerenciais e (b) testar a validadede se utilizar revistas especializadas como fonte de informação sobre indicadores de performance.
A investigação foi motivada por várias razões, destacando-se a pouca atenção que a literatura brasileira tem dado à medição de desempenho através de novos indicadores, especialmente os não financeiros e a carência de estudos empíricos sobre o estágio de modernização dos sistemas de medição dedesempenho das empresas brasileiras. É preciso identificar se essas empresas estão absorvendo as inovações propaladas pela moderna literatura estrangeira sobre o assunto, notadamente a norte-americana, que vem dando ênfase à utilização de indicadores não financeiros.
Com a leitura dos artigos sobre gestão de negócios da revista Exame, buscamos identificar novos indicadores de medição do desempenho...
tracking img