Sistemas economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Sistema econômico tem como principio de coordenação o mercado.
Através do mercado e com o uso do dinheiro, os produtores competem entre si, e dessa forma o mercado aloca recursos e determina a distribuição da renda. Quando se trata de um sistema social, o objetivo mínimo é igualmente a sobrevivência, ou a segurança, mas como e formado de agentes racionais dotados de vontade, háum objetivo econômico adicional: o bem-estar.

SISTEMAS ECONÔMICOS

Em qualquer país, ou região, existe uma estruturação das inter-relações das partes constituídas que devem ser consideradas, a isto denominam de sistema econômico ou social. De forma geral, fala-se em sistema capitalista, ou socialista, ou até mesmo sistema misto. Mas, o que é, em verdade, um sistema? Para HOLANDA (1977),sistema é um conjunto de elementos, entre os quais se possam encontrar, ou definir alguma relação. Disposição das partes, ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada.

Com este conceito, entende-se que um sistema econômico pode tomar duas versões, quais sejam: o inter-relacionamento técnico estrutural, no que respeita a armação lógica dos setoreseconômicos, e o ponto de vista da ótica política, quer dizer, a versão ideológica do problema; pois, daí, conceitua-se sistema econômico quanto à forma de apropriação do capital e exploração do trabalho humano.
Na versão estrutural da questão, explicita CASTRO & LESSA (1974) que um sistema econômico são os variados elementos que participam da vida econômica de uma nação, assim como suasconexões e dependências. Um sistema econômico, visto como algo estático assemelhasse com a percepção de que, o que predomina é a estrutura dos diversos setores da economia; isto é, o setor primário interligado com o setor secundário, e o setor terceiro, que, na realidade, possui por trás de tudo isto, a questão ideológica que também tem a sua força, deixando soar a sua viva voz. São duas as hipótesesprincipais para a caracterização de um sistema econômico, quais sejam: 1° não se distinguem as características especificas do setor público; e, 2° não se consideram as implicações das trocas internacionais. Esta caracterização indica que a economia é fechada e o Estado tem a sua participação assegurada como organizador do sistema econômico e político nacional

O QUE É SISTEMA ECONÔMICO.

Umsistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.
De conformidade com sua definição, os elementos básicos de um sistema econômico são: 1° osestoques de recursos produtivos ou fatores de produção, que são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia; 2° o complexo de unidades de produção, que são constituídas pelas empresas e; 3° o conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais, que constituem a base de organização da sociedade, quanto à classificação,atualmente, se conhece a existência de dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista ou economia de mercado é regido pelas forças de mercado, predominantemente a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O sistema capitalista predomina na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização e sua economia baseia-se naseparação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem, apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado) visando à obtenção de lucros.

TIPOS DE SISTEMAS ECONOMICOS
Um sistema é um conjunto complexo de diferentes tipos de...
tracking img