O complexo agroindustrial do papel e celulose: 1980 - 2005

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

DISCIPLINA DE ECONOMIA AGRÍCOLA

O Complexo Agroindustrial do Papel e Celulose: 1980 - 2005

Aline Saccol Pinto

Marcel Massariol Gondolo

Santa Maria, 24 de janeiro de 2008.

Introdução

O eucalipto é originário da Austrália, onde existem cerca de 600 espécies do gênero Eucalyptus. NoBrasil, o plantio do eucalipto iniciou-se no século XIX com o objetivo de ajudar na produção de dormentes para as linhas férreas que se instalavam no país. A partir da década de 40 foram realizados os primeiros plantios de eucalipto, o qual hoje faz parte da paisagem brasileira.
Na década de 50 a produção voltou-se para a indústria de celulose e papel como fonte de matéria prima para seusprodutos. A era de ouro da silvicultura do eucalipto deu-se entre as décadas de 60 e 80, devido aos investimentos do 2º Plano Nacional de Desenvolvimento o setor de papel e celulose ganhou grande impulso e dobrou sua produção. Nas décadas de 1980 e 1990, com apoio do BNDES, as empresas de papel e celulose expandiram-se
Atualmente, o Brasil possui a maior participação na produção mundial decelulose de fibra curta de eucalipto. Todas as partes do eucalipto são aproveitadas. As principais utilidades são óleos essenciais, produtos de higiene e limpeza, fármacos, alimentícios, madeira para móveis e construção civil, carvão e a sua fibra é utilizada como matéria-prima para a fabricação de papel e celulose.

Complexo Agroindustrial de Celulose e Papel.

O bom desempenho deuma empresa, principalmente no agronegócio, depende muito da inter-relação entre fornecedores, produtores de matéria prima, processadores e distribuidores. A divisão tradicional entre indústria, serviço e agricultura é inadequada. O conceito de agronegócio representa, portanto, o enfoque moderno que considera todas as empresas que produzem, processam, e distribuem produtos agropecuários.DAVIS & GOLDBERG (1957), afirmam que um Complexo Agroindustrial (CAI), agribusiness ou agronegócio é entendido como "a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas; as operações de produção nas unidades agrícolas; e o armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens pó reduzidos com eles”. Essas redes de interação, ou arranjos produtivos,podem ainda estender suas relações com universidades, centros de pesquisa, empresas de serviços especializados, consultores e clientes.
O Complexo Agroindustrial (CAI) de celulose e papel no Brasil passou por uma reestruturação desde o plano de metas dos anos 50, devido ao processo de substituição de importações: a produção de pastas apresentou sensível aumento em sua capacidade produtiva,passando de 380 mil toneladas em 1962 para 3,7 milhões de toneladas em 1985, alcançando 7,2 milhões de toneladas em 1999.
Em 1985, o CAI já se encontrava consolidado no país, suprindo praticamente toda a demanda interna, exportando 12% da produção de papel e 27% da produção de celulose (BRASIL, 1987, p. 47-48). No entanto, a expansão das exportações se consolidou somente no fim dos anos 90,totalizando mais de 18% da produção de papéis e 42% da produção de pastas em 1999 (BRACELPA, 2000).

Celulose - Desempenho do Brasil

Entre 1980 e 2004, a produção de polpa em nível mundial quase que dobrou, enquanto no Brasil cresceu mais de três vezes. Estados Unidos e Canadá lideram o ranking da produção mundial com 42% do total. Em terceiro vem a China, com 9,68% da produçãomundial, seguida da Finlândia, Suécia, do Japão e Brasil.

No Brasil, nos anos setenta, com o 2º Plano Nacional de Desenvolvimento, o setor de papel e celulose ganhou grande impulso e dobrou sua produção. Nas décadas de 1980 e 1990, com apoio do BNDES, as empresas de papel e celulose expandiram-se. No momento, o País possui a maior participação na produção mundial de celulose de fibra curta...
tracking img