Comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp Centro de Educação a Distância
Cursos Superiores de Tecnologia Caderno de Atividades

Disciplina: Comportamento Organizacional
Prof. Me. Fernando Faleiros

Tema 1 Introdução ao Comportamento Organizacional

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Entender a importância do Comportamento Organizacional enquanto teoria multifacetada. Compreender a importância doscomportamentos no aspecto pessoal e profissional e como esse conhecimento facilitará a construção desse caminho.

INÍCIO DE CONVERSA
Esta disciplina Comportamento Organizacional (CO) é de suma importância para você, futuro profissional dessa área porque seu entendimento e aplicabilidade no contexto empresarial, assim como, o ensino-aprendizagem não é dicotômico, acontece integradamente e éinterdependente no desenvolvimento do indivíduo. Portanto, dedique-se, reflita e compreenda esses conceitos.
As atividades que você realizará nesta parte deste caderno serão sobre a Introdução ao Comportamento Organizacional e serão norteadas pelos capítulos 1, 2 e 3 do seu livro-texto porque nele teremos a visão geral do CO e sua fundamentação teórica através da síntese que os autores(Caravantes, Caravantes e Kloeckner) utilizaram para fazer a reflexão sobre esse tema.

ATIVIDADES
1. Qual o campo de estudos do Comportamento Organizacional? Quais tipos de comportamento ele examina?
R: Campo de estudo ou conjunto de ações voltadas a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Visa entender os processos grupais ouorganizacionais não somente pelo indivíduo, mas também, por sua dinâmica e contextos próprios.

2. WAGNER III & HOLLENBECK (1999) propõem a divisão do estudo do Comportamento Organizacional nos aspectos Microorganizacional (análise do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho), Mesoorganizacional (indivíduo ao trabalhar em grupos ou equipes) e Macroorganizacional (comportamento de empresas como umtodo). Crie um quadro comparativo que apresente os 3 aspectos de WAGNER III & HOLLENBECK (1999), e em quais desses aspectos podemos inserir os 4 tópicos de Comportamento Organizacional de CARAVANTES, CARAVANTES & KLOECKNER (2008): Aspectos (WAGNER III & HOLLENBECK, 1999) Tópicos (CARAVANTES, ARAVANTES & KLOECKNER, 2008)
Microorganizacional Análise Individual
Mesoorganizacional Análise GrupalMacroorganizacional Análise Cultural e Organizacional

3. Cite os 4 tópicos do Comportamento Organizacional, segundo os autores, e diferencie seus respectivos níveis de análise.
R: Individual, Grupal, Cultural e Organizacional. Respectivamente análise psicológica, sociológica, antropológica e política.

4. Assinale a(s) alternativa(s) que corresponde(m) aos pensamentos de Sócrates:a) Conhece-te a ti mesmo
b) O que não se mede não se gerencia
c) Um por todos e todos por um
d) Só sei que nada sei
e) A guerra é de vital importância para o Estado

5. Para os autores o estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais . Quais são as áreas que mais exercem essa influência?
a)Psicologia, Comunicação Social, Administração e Sociologia.
b) Psicologia, Psicologia Social, Administração e Comunicação Social.
c) Sociologia, Psicologia Social, Comunicação social e Economia.
d) Psicologia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
e) NDA

6. Sociologia, Economia, Administração e Psicologia. Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e aestrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Esta definição é sobre:
a) Psicologia Social
b) Comportamento Organizacional
c) Antropologia
d) Ciência Política
e) Sociologia

7. Sobre cultura organizacional, assinale a opção correta.
a) Uma forte cultura organizacional é aquela onde...
tracking img