Sistemas de arquivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Arquivos
NTFS

O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, 7,Server -- 2003 e 2008).

Desenvolvido para superar as limitações do sistema FAT, o NTFS utiliza algumas estruturas em 64 bits (para endereçamento de blocos -- clusters). Em teoria o NTFS poderia suportar volumes com até 16 EB, mas a implementaçãoatual limita um volume a 256 TB, se forem usados blocos de 64 KB, ou 16 TB, quando o tamanho do bloco for de 4 KB; o tamanho máximo de um arquivo é de 16 TB.

Oferecendo melhor segurança e recuperação a dados, a NTFS também oferece um nível de armazenamento muito maior que FAT, FAT16 ou FAT32, já que é possível adotar sistemas com até 2 TB de armazenamento em um único disco, ou seja, é possívelutilizar um disco de 1 TB inteiramente como partição NTFS.
A Grande vantagem deste tipo de partição é que ela oferece nível de segurança por meio de acesso por nível de usuário, ou seja, através de uma tabela de usuários da ACL do núcleo do Windows NT, os arquivos ou pastas podem permitir acesso ou negar o acesso, ou mesmo permitir apenas a leitura, não permitindo a gravação, então é possíveldizer que também não é possível utilizar a partição NTFS em sistemas como o Windows 3.1, Windows 95, Windows 98, Windows ME Millenium Edition, já que estes sitemas operacionais usam como o núcleo o MS-DOS, e não o núcleo NT.
Quando utilizado um espaço em disco para fornecer dados para páginas na internet, como Websites, é extremamente importante utilizar uma partição que tenha este tipo desegurança, já que uma partição FAT32 para exibir conteúdo na internet, faz com que usuários externos consigam gravar conteúdo no disco facilmente, ocorrendo uma falta de segurança.
A NTFS surgiu com base de se existir uma segurança maior para proteger arquivos que estão sendo executados pelo sistema, e também para promover permissões de acesso conforme a ACL do Windows.

UFS (Unix)

O Sistema deArquivos Unix, Unix File System (UFS), é um sistema de arquivos usado por muitos sistemas operacionais Unix e assemelhados. Também é conhecido como Berkeley Fast File System (Sistema de Arquivos Rápido da Berkeley), BSD Fast File System ou simplesmente FFS.
Um volume UFS é composto das seguintes partes:

- Alguns blocos no inicio da partição reservados para blocos de boot (os quais devem serinicializados separadamente do sistema de arquivos);

- Um superbloco, contendo um número mágico identificando-o como um sistema de arquivos UFS, e alguns outros números virtuais descrevendo sua geometria, estatísticas e parâmetros de ajuste compotamental;

- Uma coleção de grupos de cilindros. Cada grupo contendo os seguintes componentes:

- Uma cópia de segurança do superbloco;

- Um cabeçalhode grupo de cilindros, com estatísticas, listas livres etc, sobre o grupo de cilindros, similar a àqueles no superbloco;

- Um número de nós-i, cada qual contendo atributos de arquivos;
- Um número de blocos de dados;

Os Nós-i, do inglês i-nodes, são numerados seqüencialmente. Os vários nós-i iniciais são reservados por razões históricas, seguidos pelo nó-i do diretório root.
Arquivos dotipo diretório contêm apenas a lista de nomes de arquivos no diretório e o nó-i associado a cada arquivo. Todos os metadados são mantidos no nó-i.
Fornecedores de algumas versões comerciais do Unix adotaram o UFS, tais como Solaris, System V, HP-UX e Tru64 UNIX. A maioria adaptou o UFS para seus usos, adicionando extensões proprietárias que não podiam ser reconhecidas por versões de Unix de outrosfornecedores. Por surpresa, muitos continuaram a usar o tamanho de bloco e tamanho de campo do UFS original. Assim, certo nível de compactibilidade, ao menos de leitura, permanece entre as plataformas.

O sistema de arquivos UFS é hierárquico, distribuindo os vários arquivos em uma árvore de diretórios. A base desta árvore é um diretório chamado diretório raiz, que possui o nome especial de...
tracking img