Sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Segundo Santana e Perinni (2009, p. 45) “Sistema de Informação: é todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada e que tenha por fim gerar informações de saída, para suprir determinadas necessidades”. A formação de um sistema se dá pelas transações feitas, que geram dados, que alimentam o sistema, sendo que estes dados depois de processados geraminformações necessárias para as tomadas de decisão.
Batista (2006, P.22) define sistema como “a disposição das partes de um todo que, de maneira coordenada, formam a estrutura organizada, com a finalidade de executar uma ou mais atividades, ou ainda, um conjunto de eventos que repetem ciclicamente na realização de tarefas predefinidas.
De acordo com Perottoni , Oliveira, Luciano e Freitas (2001,p. 2) mostra os tipos de sistemas de informações computadorizados:
• Sistema de Informação Operacional ou Processamento de Transações (TPS ou SIT) - foco nas transações;
• Sistema de Informação Gerencial (MIS ou SIG) - foco em informações associadas aos subsistemas funcionais;
• Sistema de Apoio à Decisão (DSS ou SAD) - foco no suporte às decisões através de simulações com a utilização demodelos;
• Sistema de Informação para Executivos (EIS ou SIE) - foco na visão da organização como um todo, através de fatores críticos de sucesso;
• Sistema de Automação de Escritório (OAS ou SAE) - foco no processamento de informações no escritório;
• Sistema Especialista (ES ou SE) - foco no acúmulo de conhecimento visando substituir o julgamento humano;
• Sistema de Gestão Empresarial (ERP ouSGE) - foco na integração das informações em uma organização;
• Customer Relationship Management (CRM) - foco no relacionamento com o cliente, de forma individual.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL: (SIO)

Para Audy, Andrade e Cidral (2005, p. 118) os Sistemas de Informações Operacionais (SIO) ou Sistemas de Processamento de Transações (SPT) são “sistemas de informação que executam e registramas transações rotineiras que a organização realiza como parte de seus processos de negócio. Essas rotinas são realizadas pelo nível operacional da organização...”
As transações constituem os eventos básicos da vida de uma organização. Podem ser comumente encontrados em todas as empresas automatizadas. Quando uma organização decide utilizar a tecnologia da informação, a tendência é que os SIO/SPTserem os primeiros a serem informatizados. Isso porque os benefícios da automação das operações rotineiras são bastante visíveis, gerando um processamento mais rápido, uma capacidade de armazenamento maior e da obtenção de resultados mais precisos, além da padronização dos dados e procedimentos relativos às transações. (AUDY, ANDRADE E CIDRAL, 2005).
O SIO processa um grande volume de dados, comalto grau de repetição do processo, gerando impacto sobre um grande número de funcionários, entre outras características. E como vantagens de utilização do SIO/STP, destacam-se também, a precisão e confiabilidade obtidas, redução no custo e tempo de obtenção das informações. (PEROTTONI , OLIVEIRA, LUCIANO E FREITAS, 2001)

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG)

Para Stair e Reynolds (2006, p.21) o Sistema de Informação Gerencial “é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, bases de dados e dispositivos, usados para fornecer informações rotineiras a gerentes e tomadores de decisões”.
O Sistema de Informação Gerencial permite informações seguras em tempo hábil para tomada de decisão, dando suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa. Elessão sistemas que relatam a situação em que se encontram as operações da organização. Atendem em grande parte os gerentes de nível tático, apresentando relatórios com indicadores sobre o desempenho de uma determinada área. Oferece suporte para tomada de decisões estruturadas, que envolve procedimentos padronizados e se caracteriza como repetitiva e rotineira. (AUDY, ANDRADE E CIDRAL, 2005)....
tracking img