Assistencia de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE COM HIV NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

PALMEIRA DOS ÍNDIOS / AL
2011-02
ELISSANDRA SILVA SANTOS
MARIA DE FÁTIMA DE ARAÚJO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTES COM HIV NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Artigo apresentado como requisito parcial, para conclusão de Curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão, sob orientação da professora Nara Núbia deSousa Truppel.






FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA - FEJAL
FACULDADE CESMAC DO SERTÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

PALMEIRA DOS ÍNDIOS / AL
2011/02

ELISSANDRA SILVA SANTOS
MARIA DE FÁTIMA DE ARAÚJO








ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTES COM HIV NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Artigo apresentado comorequisito parcial, para conclusão de Curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão- FACES, sob orientação da professora Nara Núbia de Sousa Truppel.


_______________________________________
Nome da Orientadora
APROVADO EM: ____ /____/____
BANCA EXAMINADORA
________________________________________
________________________________________________________________________________
AGRADECIMENTOS


Agradecemos à Deus por permitir concluir este trabalho, as nossas famílias pelo apoio e compreensão nos momentos de privação, nossos esposos pelo companheirismo e apoio emocional nas horas necessárias, aos colegas pela cumplicidade e amizade, e a orientadora por transmitir seus conhecimentos.



O agradeciemtno está bom,mas acho que deveria sermas incrementado,parece estar meio vazio,o que vcs acham?De repente,podem pegar um tcc pronto e fazer uma comparação.Talvez seja a forma de expressão,os termos......





ASSITÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTES COM HIV NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
NURSING ASSISTANCE TO PREGNANT WOMEN WITH HIV IN BASIC HEALTH UNIT

Elissandra Silva Santos
Graduanda do Curso deEnfermagem
lattes.cnpq.br/256158420417443

Maria de Fátima de Araújo
Graduanda do Curso de Enfermagem
lattes.cnpq.br/8453884362073285

Nara Núbia de Sousa Truppel
naratruppel@hotmail.com
Especialista em Saúde Pública

RESUMO
A assistência de enfermagem realizada na UBS para o acompanhamento de pré-natal das gestantes infectadas pelo HIV é uma açãointegrada com os serviços de referência em HIV/AIDS, intensificando especialmente na prevenção da transmissão vertical. Com o objetivo de fornecer uma revisão sobre o acompanhamento pré-natal de gestantes portadoras do HIV, bem como destacar a importância da abordagem de enfermagem na prevenção da transmissão vertical, foi realizado este estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, elaborado através deuma revisão de literatura por meio de artigos científicos e cadernos do Ministério da Saúde. A consulta de pré-natal em uma gestante com a infecção pelo HIV deve estabelecer uma sólida relação enfermeiro- paciente, destacando a importância do acompanhamento clínico-laboratorial e da terapia, contribuindo para a adesão ao seguimento do tratamento. A prevenção da transmissão vertical do HIV é oprincipal objetivo da assistência de enfermagem prestada na USB, dessa forma inicia-se com o aconselhamento pós-teste, atuando em conjunto com o serviço especializado. Conclui-se que conhecimento dos profissionais da atenção básica sobre as atribuições e critérios de atendimentos na unidade especializada impossibilitam a continuidade da assistência.
PALAVRAS–CHAVE: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. GESTANTECOM HIV. PSF
ABSTRACT
Nursing assistance held in UBS to prenatal monitoring of pregnant women infected with HIV is an integrated action with the reference services in HIV/AIDS, intensifying especially in the prevention of vertical transmission. With the goal of providing a review about the prenatal monitoring of pregnant women living with HIV, as well as highlight the importance of nursing...
tracking img