Sistema operacional symbian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FESURV – UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO – ENGENHARIA DE SOFTWARE

SYMBIAN



DENNIS DAMAZIO
Orientador: Fabian Correa Cardoso

Pesquisa apresentada à disciplina de Sistemas Operacionais.



RIO VERDE – GOIÁS, 2012

INTRODUÇÃO

O Symbian é o sistema operacional executado nas plataformas móveis dos smartphones de vários fabricantesdiferentes. Os smartphones são chamados assim porque executam sistemas operacionais com funções completas e apresentam características de PCs desktop. O sistema operacional Symbian é projetado de forma a ser a base para uma variedade extensa de smartphones de vários fabricantes. Ele foi cuidadosamente projetado para funcionar especificamente em plataformas de smartphones: computadores de uso geral com CPU,memória e capacidade de armazenamento limitados, focados em comunicação.
Na ideia apresenta, será possível apreciar como ele foi projetado e quais aplicações seus projetistas pretendiam que ele tivesse, assim como, o gerenciamento de seus processos, memória e sistemas de arquivo.

1) A história do sistema operacional Symbian
O UNIX tem uma longa história, quase ancestral em termos decomputadores. O Windows tem uma história mais ou menos longa. O Symbian, ao contrário, tem uma história bem mais curta. Ele tem raízes em sistemas desenvolvidos nos anos 90 e se aparecimento se deu em 2001. Isso não é uma surpresa, uma vez que as plataformas dos smartphones nas quais o Symbian funciona também evoluíram apenas recentemente.
O sistema operacional Symbian tem suas raízes em dispositivosportáteis e teve rápido desenvolvimento ao longo de várias versões.

2) Visão geral do sistema operacional Symbian
Dentre os sistemas operacionais, o Symbian se destaca por ter sido projetado especificamente para os smartphones. Ele não é um sistema genérico adaptado para os smarts, nem é uma versão de um sistema operacional maior criada para uma plataforma menor. Há nele, todavia, muitasfunções de sistemas operacionais robustos, desde a característica multitarefa até o gerenciamento de memória e questões de segurança.
Os antecessores do Symbian deram a ele suas melhores funcionalidades. Ele é orientado a objetos – herança do EPOC; usa projeto de micronúcleo, que minimiza o custo de operação do núcleo e coloca no nível do usuário as funcionalidades não essenciais dos processos,como introduzido em uma versão mais antigo do mesmo, versão 6. Alem disso, utiliza uma arquitetura cliente/servidor que simula o modelo de mecanismos empregados no EPOC; suporta várias funcionalidades de PCs desktop – como processamento multitarefa e multithreading – e sim um sistema de armazenamento extensível.
Do EPOC ele herdou também a ênfase que motivaram a transição para o sistema operacionalSymbian.

3) Orientação a objetos e Projeto de micronúcleo
Por definição o Symbian é orientado a objetos. As implementações das facilidades do sistema estão ocultas e a utilização de dados é feita por meio de interfaces definidas em objetos do sistema. Enquanto um sistema operacional como o Linux cria um descritor de arquivos e o usa como um parâmetro em uma chamada open, o Symbian cria umarquivo do tipo objeto e chama o método open relacionado a esse objeto. Por exemplo, no Linux, é de amplo conhecimento o fato de os descritores serem índices inteiros de uma tabela na memória do sistema operacional; no Symbian, a implementação das tabelas do sistema de arquivos é desconhecida, e sua manipulação é feita por meio de objetos de uma classe especifica de arquivos.
No Symbian, aorientação a objetos está em toda a estrutura do sistema. As funcionalidades e as chamadas de sistema estão sempre associadas aos objetos do sistema. A alocação e a proteção de recursos são focadas na alocação de objetos, e não na implementação de chamadas de sistema.
Com base nessa natureza, orientação a objetos, a estrutura de seu núcleo tem um projeto de micronúcleo. Poucos arquivos e funções de...
tracking img