Resumão Symbian

1087 palavras 5 páginas
Historia Symbian SO
É dividido em duas plataformas parcialmente incompatíveis, S60, desenvolvido pela Nokia, encontrado também em alguns aparelhos LG e Samsung que é o mais utilizado e o UIQ que encontramos em aparelhos da Sony-Ericsson e da Motorola.

Arquitetura do sistema

1. UI Framework Layer;
Camada superior do sistema, ela fornece frameworks e bibliotecas, além de especialidades para a construção de uma interface para o usuário e utilitários utilizados pelos componentes de interface com do usuário.
A arquitetura de interface do usuário Symbian OS é baseado em um núcleo chamado de Uikon e uma hierarquia de classe para controles de interface de usuário chamado de Ambiente de Controle. Juntos, eles fornecem o framework que define o comportamento da GUI (Graphical User Interface)
2. Application Services Layer; A Camada de Aplicação de Serviços, fornece independente do usuário, a interface de aplicações em Symbian OS. Estes serviços se dividem em três grupos principais:
• Sistema de nível de serviços, utilizados por todas as aplicações;
Ex.: manipulação de textos.
• Serviços para tipos genéricos de aplicações;
Ex.: Serviço de sincronização de dados.
• Serviços baseados em aplicações voltados a certa tecnologias.
Ex.: E-mail, navegação na internet.
3. Java ME;
O suporte a Java foi incluído no sistema operacional Symbian desde o início, mas o sistema inicialmente era baseado em pJava e JavaPhone, depois foi utilizado o Java ME e hoje usa o CLDC.
O Symbian Java é baseada em torno de:
• Uma máquina virtual e apoio em camadas para o sistema Java;
• Uma implementação na linguagem CLDC (Connected Limited Device Configuration);
• Um número baixo de plug-in’s que implementam a interface entre o CLDC e o sistema nativo.
4. OS Services Layer;
É utilizado para mover informações entre programas. Esta camada fornece os servidores, frameworks e bibliotecas. Estão divididos em 4 blocos principais por área funcional:
• Serviços do sistema operacional

Relacionados