Pesquisa sobre o sistema operacional symbian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Symbian

Introdução
O Symbian é um sistema operacional para dispositivos móveis e smartphones, com bibliotecas associadas, interface, frameworks e implementações com referência em ferramentas comuns. Ele descende do EPOC 32 da inglesa Psion e funciona exclusivamente em processadores ARM.
O Sistema Symbian suporta apenas um processador, porém o processador pode ser multicore.
Ele éMulti-programável, pois permite que realizar duas ou mais tarefas simultaneamente.

Histórico
O início de tudo
Fundada em junho 1998, a Symbian Ltd. é uma empresa de licenciamento de software que desenvolve e licencia o Symbian OS, sistema operacional para smartphones. Ela foi criada através da parceria entre as empresas Ericsson, Nokia, Motorola e a Psion.
Criação da Symbian Foundation
Após dez anosde parceria, no dia 24 de junho de 2008, a Nokia anunciou a sua intenção de adquirir as ações que ainda não possuía por 264 milhões de euros. Também anunciou a criação da Symbian Foundation, com o objetivo de “proporcionar software livre e acelerar a inovação”, além de se comprometer na contribuição do Symbian OS e interfaces de usuário.
A transferência de concessões referentes à SymbianSoftware Ltd., marcas e nomes de domínio da Nokia para a Fundação Symbian foram concluídos em abril de 2009.
Antigos acionistas
Antes de sua compra pela Nokia, a Symbian Ltd. era propriedade da Nokia (56,3%), Ericsson (15,6%), Sony Ericsson (13,1%), Matsushita/ Pananonic (10,5%) e Samsung (4,5%).
A Motorola vendeu sua participação para a Psion e para a Nokia em setembro de 2003. A Psion foi compradapela Nokia, Matsushita/Pananonic, Siemens AG e a Sony Ericsson em julho de 2004.

Abertura de código – open source
Com a compra definitiva da Symbian Ltd. em dezembro de 2008, incluindo os direitos sobre o sistema operacional, a Nokia anunciou a abertura do código fonte e a transferência do desenvolvimento para uma fundação neutra, a Symbian Foundation.
A transição para código aberto foiprevista para dois anos e nesse intervalo de tempo o código foi disponibilizado para os membros da fundação sob a Symbian Foundation License (ou seja, livre, mas o código fonte não era aberto).
A Symbian Foundation iniciou suas operações no dia 1º de janeiro de 2009, mas começou realmente a trabalhar para valer no dia 1º de abril de 2009. Menos de um ano depois, a transição de todo o sistemaoperacional para código aberto foi completado.
Membros
Alguns dos membros da Symbian Foundation são AT&T, Fujitsu, Nokia, NTTDocomo, Qualcomm, Samsung, Sony Ericsson, ST Ericsson, Texas Instruments, Vodafone além de mais de 100 outros membros, crescendo mais a cada dia.

Algumas curiosidades
A Symbian Foundation estima que estão sendo liberadas 40 milhões de linhas de código fonte em código aberto.Isso o torna uma das maiores contribuições já feitas em código aberto.
Comparativos:
* O Android tem em torno de 11 milhões de linhas de código
* O Kernel do Linux tem 11,5 milhões de linhas de código
* O Firefox tem cerca de 2 milhões de linhas de código
Se todo o código fonte fosse impresso em papel A4, teríamos uma pilha de folhas de 133 metros de altura. Se cada uma das folhasfosse colocada no chão uma após a outra, teríamos 400 km.

Gerência de Processador
Os celulares têm sua arquitetura de hardware baseada em microprocessadores assíncronos ARM (Advanced RISC Machine) de 32 bits. As características principais destes microprocessadores são o tamanho reduzido e o baixo consumo de energia, o que corresponde com os requisitos do Symbian OS. O alto desempenho exigidopelo Symbian OS v9.3 é relativo, entre 100 e 200 MHz, quando comparado com os CPUs dos desktops que chegam a 3GHz. As versões mais recentes, baseadas no EKA2, do Symbian OS são projetadas para microprocessador ARM modelo v5T. Um processo em Symbian OS é um executável que tem o seu próprio espaço de memória, uma pilha e um cabeçalho. O Symbian OS suporta também múltiplos processos e múltiplos...
tracking img