Ensinando tabuada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINANDO TABUADA

ESTRATÉGIA 
Ensinar matemática básica para os alunos utilizando o método etnopedagógico. 

OBJETIVO 
Trabalhar a tabuada como uma forma de reforço no ensino da matemática. 

Geral 
 Utilizar a perspectiva metodológica de jogos e recreação para ensinar conceitos presentes na matemática básica para alunos do 6º ano do ensino fundamental a partir da realidade cotidianados estudantes. 

Específicos   
Despertar nos alunos o gosto de aprender a tabuada; 
Chamar atenção dos alunos por que aprender a tabuada pode ser muito divertido; 
Contextualizar a tabuada, sua importância histórica e utilização; 
Promover atividades integradas com o laboratório de informática; 
Apresentar a tabuada aos alunos, através de jogos e musicas. 

METODOLOGIA: 

Na perspectivametodológica, o processo de ensino e aprendizagem utilizará o método analítico, o método indutivo e o método da construção colaborativa. As aulas serão dialogadas e de caráter investigativo, explicativo, demonstrativo e prático. 

Procedimentos metodológicos:  

O Plano de aula/ensino será desenvolvido por 5 (cinco) etapas , realizada no final de cada aula ministrada. Será usada a formaexpositiva, experimentação, dinâmica e jogos. Visando trabalhar o contexto e as aplicações da matemática básica em situações diversas da realidade dos estudantes.
 Como se trata de um plano de aula diferenciado para reforçar as estruturas comportamentais de conhecimento dos alunos, pode aplicado sem interferir no conteúdo base estudado.

 1ª Etapa: 
 Conversando sobre Tabuada Conversar e apresentaraos alunos a importância do estudo da matemática e da tabuada no dia a dia. Após aprofundamento dos conceitos solicitar que os alunos escrevam um exemplo para uso da tabuada no dia a dia. Será solicitado dos alunos que construa e responda a tabuada individualmente. 

2ª Etapa:  
Ouvindo a Tabuada. Na própria sala de aula, com o uso de um aparelho de som, será pedido para os alunos ouvirem asmúsicas sobre os números (tabuada). E em seguida, os alunos faram as correções de eventuais erros cometidos da aula anterior. 

3ª: Exercitando operações:
Escolher a letra de uma música disponibilizada. Exemplo: Tabuada do 6. Ouvir a letra da música, cantar e comentar com os alunos. Será proposto aos alunos que representem as operações que aparecem na música com o Material dourado. Neste momentoserá feitas varias representações com diversas possibilidades de operação com a Tabuada dos fatos escolhida. Antes de desenvolver essa fase, como uma maneira de reflexão será assistido o vídeo: Tecnologia e Metodologia, esse vídeo traz uma reflexão do modo mecânico como a Tabuada algumas vezes é ensinada. 
Fazendo uma reflexão e comentando juntamente com os alunos, assim, demonstrando etrabalhando formas atrativas e prazerosas ao estudar matemática/tabuada. Obs: Esta fase pode ser repetida em várias aulas e em cada aula abordar uma música diferente.

 4ª Etapa:  
Aprendendo com Jogos Será usado o dominó da tabuada, baralho da tabuada, jogo de dados, adivinhe a multiplicação; Em seguida será dividida a turma em grupos, distribuir um jogo de varetas para cada grupo, apresentar uma regrado jogo, como exemplificada abaixo e reservar um tempo para os alunos experimentarem. 
 Regra: O vencedor do jogo será o aluno que obtiver o maior número de pontos a partir dos parâmetros abaixo: Valores das varetas: Azuis: 2, Verde: 4 Amarelas: 5, Vermelhas: 7, Preta: 8. Após a brincadeira será proposto alguns questionamentos, como: Se o "aluno X" possuísse 7 varetas amarelas quantos pontos eleteria? Se o “aluno Y” possuísse 8 varetas pretas? Se o “aluno W” possuísse 5 varetas azuis? E entre outras situações. 

5ª Etapa: Prova escrita Encerrar esta sequência de aulas com a aplicação de uma prova que contemple os fatos discutidos, demonstrados e exercitados durante este processo de ensino. 

RECURSOS 

• Cartolina; Papel Cartão; Papel A4; régua; caneta; lápis; Quadro branco;...
tracking img