Symbian os

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

SYMBIAN OS

Salvador
2011

SYMBIAN OS

Trabalho em grupo, apresentado em seminário, como requisito parcial para avaliação da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação, do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Universidade Salvador - UNIFACS, sob a orientação do professor .

Salvador
2011

ResumoAnalisa as principais características do Sistema Operacional Symbian, que é baseado no mesmo núcleo do EPOC, o EPOC Kernel 1(EKA1). O núcleo EKA1, presente no Symbian OS durou até à versão 7, sendo substituído pelo EKA 2 posteriormente. Será abordado suas funcionalidades, aplicativos incorporados e outros desenvolvidos por programadores que utilizam o seu código aberto, além de sua contribuição parao avanço tecnológico e a sociedade. Também será abordado,  alguns recursos como multi-programação preventiva e proteção de memória, elementos essências que o diferenciam dos outro sistemas operacionais no mercado, lembrando que desenvolvimento deste sistema operativo assentou em três grandes regras: a integridade e segurança dos dados do utilizador é primordial, o tempo do utilizador não deve serdesperdiçado, e todos os recursos são escassos. Resumindo é um sistema operacional que visa o mercado de smartphones que são limitados em sua capacidade, fazendo um comparativo com o PC.

palavras chave: smarthphone, desenvolvimento OS, segurança, programação.

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 5
HISTÓRIA 6 a 7
GERENCIAMENTO DE RECURSOS 8
Alocação de Memória 8
Gerenciamento do Processador 10Gerenciamento de processos 11
Estados dos processos 11
Histórico das versões 14
Conclusão 16
Referências 17

Introdução
Neste documento contem um breve descritivo e condições gerais, abordando o sistema operacional Symbian e suas principais características, tais como, historia, estrutura do sistema de arquivos, gerenciamento de recursos e evolução tecnológica.

História
Com a necessidade dedispositivos moveis mais interativos, uma colaboração mais efetiva e o desenvolvimento de um usuário, cada vez mais exigente, surgiu à necessidade de, desenvolver uma plataforma multifuncional, um sistema que elevaria esses dispositivos a um novo nível, mudando a cultura e readaptando as necessidades, transformando equipamentos, que antes, meramente serviam para comunicação, em computadores de bolso,permitindo fotografar, filmar, editar textos, jogos e outras necessidades exploradas gradativamente. Para permitir toda essa interatividade e flexibilidade, em uma tarefa mais amigável, surge uma plataforma de nome Symbian. Desenvolvido no começo dos anos 80, pela empresa “Psion”, como objetivo de oferecer grandes afazeres com poucos recursos de hardware, tamanho reduzido e com um excelentedesempenho.
Esse sistema operacional chamou atenção de uma grande fabricante de celulares e smartphones, a Nokia, que detinha 48% das ações da Symbiam e efetivou a aquisição da outra parte. Após compra, arcou durante um tempo com todo o desenvolvimento do sistema e com passar do tempo, aderiu à abertura do código/kernel, possibilitando uma participação e colaboração maior por parte dos programadores,beneficiando o processo de criação dos aplicativos e popularizando o uso. Só que esse processo de abertura do código/kernel, foi tardio, completo em 2010, possibilitando que o mercado fosse dominado por outras plataformas.
A família Symbian é composta por duas plataformas parcialmente incompatíveis, sendo:
- S60: Desenvolvido pela Nokia, encontrado também em alguns aparelhos da LG e Samsung,- UIQ: Encontramos em aparelhos da Sony-Ericsson e da Motorola.
Entre os dois, o S60 é o mais usado, simplesmente porque a Nokia vende muitos mais aparelhos.
O Symbian é um sistema operacional, que inclui drivers e bibliotecas de funções, enquanto o S60 e o UIQ são somente interfaces que rodam sobre a plataforma, incluindo aplicativos e bibliotecas de desenvolvimento. Em comparação com o...
tracking img