Sistema oee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OEE
“Overall Equipament Effectivences”
“Eficiência Geral de Equipamentos”

O objetivo é calcular e exibir, em tempo real, o OEE de equipamentos industriais. O OEE é um indicador que expressa o percentual de utilização do equipamento na sua plenitude, considerando a situação ideal de velocidade máxima, sem paradas, sem desvios ou reprocessos com qualidade total. É o resultado do produtodo Índice de Disponibilidade, Índice de Performance e Índice de Qualidade. Este indicador foi introduzido mundialmente após a implantação do TPM (Manutenção Produtiva Total).
Para começar a entender como funciona o OEE devemos primeiramente saber definir 100% das horas a serem trabalhadas. Começamos definindo o total: horas/dia x dias/ano em seguida subtraindo o total de paradas planejadascomo manutenções preventivas, horário de refeições, férias, feriados. Deste total de base 100% serão debitadas as paradas relacionadas aos 3 fatores.




[pic]




FATORES

Fator 1 - Disponibilidade => O fator de disponibilidade é um indicador para medir perdas por paradas não planejadas.
O fator disponibilidade se reduz pelas paradas de equipamentos causados por ocorrências,como por ex.:
• Falta temporária de mão-de-obra (período curto)
• Falta temporária de materiais
• Falta de ordem de produção
• Aguardando manutenção
• Aguardando liberação do setor de qualidade
• Queda de energia
Apontar cada segundo de parada e justificá-la, certamente significa um trabalho muito grande na maioria das empresas. Na prática é possível apontarparadas a partir de um minuto de parada de máquina.




Seu cálculo se define em:
Fator Disponibilidade = Período de Produção / Período de Produção + Tempo de Paradas




Como o indicador de disponibilidade é o mais fácil a ser levantado, as empresas deveriam começar com ele.

[pic]



Fator 2 – Performance => Este fator é a medida de perdas em relação ao volumea ser produzido dentro do período determinado.

Seu cálculo se define em:
Fator Performance = Quantidade de Peças Produzidas / Quantidade a Serem
Produzidas

Deve ser considerado que o Fator de Performance se baseia no tempo realmente produzido e não ao tempo de disponibilidade.
Enquanto a Performance real facilmente é apontável, há em muitas empresas dificuldades deestipular uma meta planejada. Aqui entra a questão de gerenciar o assunto dos tempos padrão.
Em linhas de montagem em que no caso há apenas um ou poucos produtos a serem produzidos em uma linha de montagem ou com um determinado equipamento, o cálculo do indicador de performance é fácil. Se for uma variedade maior tem talvez uma necessidade maior de estipular ou definir metas de produção.[pic]




Fator 3 - Qualidade => Este indicador é a medida para perdas devido a
produtos defeituosos.


Seu cálculo se define em:
Fator Qualidade = Quantidade de Peças Produzidas - Quantidade Refugo - Quantidade retrabalho - Quantidade de Peças Produzidas


Na prática, às vezes, existe uma dificuldade de identificar o “real culpado” porque não se identifica os problemasno equipamento causador e sim no lugar onde o problema foi detectado.
Importante é que os apontamentos correm em tempo “real” e não com atrasos de alguns dias e até mais. O ideal seria no fim de cada lote produzido.

[pic]

Cálculo do OEE

Como o OEE é o produto dos fatores de Disponibilidade, Performance e Qualidade, seu cálculo é:


OEE = Fator Disponibilidade x FatorPerfomance x Fator Qualidade x 100%

• Essencial é entender que o OEE não mede o desempenho dos funcionários; meramente do equipamento; e o que existe no começo é uma necessidade de treinamento com a finalidade de obter dados confiáveis. O impacto será um melhor aproveitamento do investimento em equipamentos, evitando a compra de mais máquinas, e um aumento significativo do nível de qualidade e...
tracking img