Implantacao de lean

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Implantação do lean manufacturing numa indústria de autopeças

Luciana M T de Melo

Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita


Resumo

Nesse trabalho a minha intenção é melhorar a produtividade , ajudando a empresa em seu crescimento, melhorando o cumprimento da meta estabelecida na organização, buscando maior agilidade nos tempos produtivos com uma excelente qualidade emseus produtos. A proposta de solução para esse trabalho são implantações de algumas técnicas do Lean Manufacturing e como indicadores de desempenho fazendo a mudança de lay-out na linha de montagem com a ajuda do método OEE um método de medição da eficiência global dos equipamentos, chamado de Índice de Eficácia Global – OEE (Overall Equipment Effetiveness), a fim de garantir a maiorconfiabilidade e disponibilidades dos componentes na montagem final.A escolha do processo foi em função do maior valor agregado onde tem vários transbordos e muitos set-ups. Essa estratégia trará á empresa retornos mais rápidos aumentando cada vez mais sua rentabilidade, buscando sempre a autoconfiança em competir com outras empresas do mesmo seguimento ,pois o mercado de autopeças é extremamentecompetitivo. Com isso os clientes terão mais segurança e a garantia de entrega dentro do prazo, isso fará com que a empresa possa conquistar novos clientes e desenvolver mais produtos garantindo sempre a qualidade em seus produtos .


































Palavras-Chave: (set-up ,lean manufacturing, oee)





Introdução


Atualmente, com a economiaglobalizada e a concorrência externa do mercado asiatico as empresas de autopeças buscam cada vez mais se adequar com a exigência do mercado interno. Produzir cada vez mais, com menos recursos e mais rapidamente, passaram a ter desafios comuns para as indústrias que pretendem permanecer no mercado. Por esse motivo, a medição do sistema de manufatura vem se tornando cada vez mais essencial para asolução de problemas e aumento da produtividade.
Segundo Chiaradia (2004), no Brasil, os custos de depreciação horária dos equipamentos são em média maiores que os custos de mão-de-obra. No Japão, por exemplo, esta relação entre os custos de depreciação dos equipamentos e os custos de mão-de- obra se comporta de maneira contrária a do Brasil. Desse modo, o parque industrial brasileiro, com suacapacidade instalada próxima ou, algumas vezes, menor que a demanda, necessita de flexibilidade de recursos para maximizar sua utilização. Esta característica não ocorre em países desenvolvidos, onde a ociosidade dos equipamentos é alta por definição estratégia. Assim, sob este aspecto, faz-se necessário que as empresas brasileiras busquem melhorar continuamente a eficácia de seus equipamentos,identificando e eliminando as perdas e, conseqüentemente, reduzindo custos de fabricação.
O segmento automotivo hoje é sem dúvida um dos ramos mais promissores em crescimento profissional e tecnológico, com o aumento de novas tecnologias que vem chegando o nível de exigências vem crescendo na medida que lança uma nova tecnologia, ou melhor, um novo carro, as empresas diante mão para continuar nomercado tão competitivo deverá acompanhar o avanço da tecnologia implementando algumas técnicas de Lean Manufacturing em seus processos, a fim de garantir melhores prazos de entregas e excelência na qualidade e serviço, isso trás para empresa um diferencial competitivo no mercado, ainda mais agora com a entrada dos asiáticos vindo tomar o nosso mercado com os preços mais acessíveis que o nosso.
Aabordagem do trabalho se da á implementação do Lean Manufacturing e OEE (Overall Equipment Effetiveness) no Setor de Montagem de uma Empresa Metalúrgica no ramo de Autopeças para reposição, a fim de medir a manufatura com implementações de melhorias com o intuito de eliminar os desperdícios.


1 Tabelas e Figuras





Colocar os dados sobre os reguladores de vidros do ranking de vendas...
tracking img