Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 – Comportamento Organizacional

Capítulo 1

Conceito:
Pesquisas revelam que nos últimos 30 anos o estudo do comportamento dos grupos vem aparecendo como uma parte cada vez mais importante do comportamento organizacional e da literatura administrativa. Há várias razões de senso-comum que mostram por que o estudo e o interesse pelos grupos irão continuar. Uma das razões mais fortes é ade que a maior parte do dia de trabalho das pessoas é gasta dentro de grupos. 
O estudo do Comportamento Organizacional existe para que possamos estudar e analisar o comportamento do ser humano mostrando seus defeitos e qualidades. É o campo que estuda o impacto dos indivíduos, dos grupos e estrutura dentro de uma organização. O foco é basicamente solucionar todos os problemas e buscar soluçõespara as organizações. É uma ferramenta humana em prol do homem e suas organizações. Visa uma melhor compreensão do comportamento humano, avalia suas atitudes e sua maneira de agir dentro da organização da qual faz parte. Também estuda a interatividade entre as pessoas, a empresa e a organização em si. Ele trata basicamente do comportamento dos indivíduos que serve para avaliar seu desenvolvimentoe desempenho junto à organização da qual ele participa ativamente, fazendo com que se torne uma pessoa mais produtiva e capaz de crescer no seu intelecto.
Esse estudo se faz necessário para que possamos ajudar na modulação do comportamento, influenciando assim as necessidades dele junto às organizações ou na sociedade de um modo geral. Sua importância é atuar de forma adequada no contextoorganizacional, desenvolvendo habilidades interpessoais, o que é primordial para que exista um desenvolvimento profissional mais eficaz. As principais oportunidades e desafios no uso do comportamento organizacional são:
* O aumento de produtividade e as qualidades dos produtos gerados na organização;
* Uma evolução das habilidades humanas: espírito de liderança, satisfação no ambiente detrabalho, comunicação e motivação;
* O aprendizado de uma convivência com indivíduos de diferentes classes culturais;
* Equipes auto-gerenciadas, fortalecendo assim a equipe de um modo geral;

Para se obter um melhor resultado são necessárias aplicações de testes, entrevistas e questionários, para que seja feita uma avaliação completa do indivíduo. O resultado esperado nada mais é do que umaexplicação para acontecimentos que possam surgir no seu relacionamento com as pessoas que estão à sua volta dentro da organização da qual faz parte. Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional porque estabelecem a base para a compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciarem nossas percepções.
Um dos seus principais desafios é a motivação de colaboradores e apermanência de competitividade das organizações e também conseguir criar um clima eticamente saudável para os colaboradores no qual eles possam produzir com tranqüilidade criando uma visão madura diante de comportamentos certos ou errados. A principal vantagem na utilização desses métodos nas organizações e fazer com que de um modo geral o ambiente se torne mais produtivo e possa satisfazer asexigências geradas por ambas as partes: empregados x organização. Com esse resultado o indivíduo se sente realizado profissionalmente, passa a utilizar a empatia em relação aos que estão ao seu redor, inicia a prática do autoconhecimento, se sente motivado a produzir no ambiente de trabalho, aumentando assim o relacionamento interpessoal.
“... As pessoas entram para as organizações com noçõespreconcebidas das coisas que “precisam” ou que “não podem” ser feitas. Evidentemente, essas noções não são desprovidas de valores. Pelo contrário, elas contêm interpretações do que é certo e errado. Além disso, trazem implícita a idéia de que certos comportamentos ou resultados são preferíveis a outros...” (ROBBINS, Stephen)

Dentro das organizações, as atitudes são importantes porque afetam o...
tracking img