Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia social

É importante falarmos sobre a psicologia social do trabalho e da relação e exclusão dos trabalhadores mais velhos.
A psicologia social do trabalho podemos chamar de”retorno” a psicologia social que trabalha junto aos estudos sobre o trabalho teórico da economia politica e luta operaria, pela saúde e pela vida .
Ela afasta-se um pouco da psicologiaorganizacional e industrial, mas esta é também importante não podendo ser esquecida, por estar atuando nos problemas ligados a relação administrativa. A psicologia social dedica-se totalmente em estudar otrabalho em relação, do desemprego, ação politica dos trabalhadores e vida do trabalhador fora do trabalho. Pois o trabalho é a principal atividade do homem fazendo parte de sua identidade sendo que otrabalho é o regulador das nossas ações e do dia a dia, por que este faz com que o trabalho seja parte de sua rotina organizando seus horários e suas relações tanto com a família como nos meiossociais.
A psicologia organizacional do trabalho internaliza também as questões do trabalhador idoso, “sabedorias de experiências”, sendo que estes já realizam seu trabalho nas empresas algum tempo,assim deixando organização e conhecimentos que são aprendidos e reaprendidos e passados de geração para geração. Muitas vezes com o passar do tempo e as novas exigências criadas pelo mercado faz comque esses idosos trabalhadores sejam excluídos pela terceirização de setores que exigem um termo de qualificação de seus operários constantemente, levando a esses trabalhadores idosos á aposentadoriafazendo com que os mesmos passam a aproveitar a vida. Alguns trabalhadores aposentados acabam entrando em serias depressões pela grande perda do convívio social ou seja uma parte de suaidentidade passou a não existir mais, perde contato com seus colegas e sua relação social e empresarial que possuía.
Muitas vezes passam a pensar que são excluídos da sociedade e que não...
tracking img