sistema financeiro mocambicano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema Bancário Moçambicano: Efeitos da Reestruturação Bancária na sua competitividade e eficiência


NTRODUÇÃO
Este capítulo está dividido em cinco secções. A primeira secção faz uma contextualização sobre a ligação existente entre o sistema financeiro e o sector real da economia. A segunda secção declara o problema da pesquisa. A terceira secção apresenta a justificação do problema dapesquisa. A quarta secção define os objectivos do estudo. A última secção apresenta a organização deste trabalho
1.1 Contextualização
Numa estrutura macroeconómica, o crédito influencia directamente a economia de um país. Sendo um instrumento de que as instituições se valem para rentabilizar as suas aplicações, o crédito constitui um importante instrumento para o crescimento da economia aoestimular a cadeia produtiva e as transacções destinadas ao consumidor final.
Assim, sendo uma das funções das instituições financeiras a concessão do crédito, colocando portanto os seus recursos financeiros à disposição dos agentes económicos e particulares, através de crédito, os agentes económicos pretendem rentabilizar as suas aplicações e colmatar as suas necessidades de fundo de maneio e deinvestimento. Porém, dado desencontro entre os aforradores e investidores, existe portanto o sistema financeiro que intermedeia a relação entre a poupança e o investimento, buscando a poupança a agentes superavitários e canalizando-a aos agentes deficitários.
As evidências1 mostram que o desenvolvimento do sistema financeiro tem sido um instrumento relevante para o processo de crescimento edesenvolvimentoeconómico, dado o seu papel de intermediador financeiro e alocador de recursos escassos.
Assim, a importância do sistema financeiro consiste não só no conjunto de serviços fornecidos pelas instituições financeiras para facilitar as transacções comerciais e a tomada de decisão no mercado financeiro, mas também e principalmente no facto deste estar intrinsecamente relacionado com o nível deactividade económica, ao realocar recursos entre agentes superavitários e deficitários através da concessão de crédito.
Ao longo da história económica2 o crédito tem sido um instrumento de geração de emprego, dada a possibilidade da concretização das oportunidades de investimento para os agentes económicos em geral e para pequenas e médias empresas3 em particular.
Este trabalho tenta investigar ainteracção entre o sistema financeiro e o sector real da economia, com vista a explicar o papel que o sistema financeiro4 (usando o crédito à economia como proxy do sistema financeiro) joga no processo do crescimento económico em Moçambique.

O Problema da Pesquisa
O investimento impulsiona o crescimento económico, mas antes, este investimento depende da poupança. O encontro entre a poupançae o investimento não é directo, pois, por um lado, os detentores da poupança não têm capacidade de avaliar a viabilidade de projectos de modo a canalizar o seu dinheiro para no futuro recebê-lo acrescido de juros5, muito menos têm a capacidade de desenhar o seu próprio projecto e investir a sua poupança. Por outro lado, o empresário que tem esses projectos de investimento não possui poupança parafinanciar os seus projectos dada a dificuldade que este enfrentaria para recolher as pequenas poupanças até conseguir o valor para investir no seu projecto.
A facilitação do encontro entre a poupança e o investimento requer a existência de um sistema financeiro para, por um lado obter a poupança junto dos aforradores e, por outro, canalizar aos investidores, por via de empréstimos bancários,contribuindo assim para a materialização dos objectivos empresariais e, consequentemente, para o crescimento económico.
O investimento constitui a variável-chave para o crescimento económico de um país, sendo que os recursos destinados à inversão produtiva são encontrados no sistema financeiro, o qual é formado por intermediários como os bancos, fundos de investimento, bolsas de valores, etc....
tracking img