Sistema financeiro mocambicano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Sistema Financeiro 3
Tipos de Sistemas Financeiros 3
Sistema Financeiro Moçambicano 3
Funcinamento do Sistema Financeiro Moçambicano 4
Principal Característica do Sistema Financeiro Moçambicano 4
Composição do Sistema Financeiro Moçambicano 5
Indicadores de Performance 5
Mercado Interbancário 7
Spreads Bancários 7
Qualidade da Carteira de Credito 8
ConcentraçãoBancária 8
Conclusão 10

Introdução
O presente trabalho da cadeira de Gestão Financeira I, aborda sobre o Sistema Financeiro Moçambicano, passou por grande transformações ao longo da história do país. Factores como o abandono da economia socialista para a economia de mercados, em 1987, e as crises bancários no período de 2000–2001, trouxeram a necessidade de uma adaptação rápida de modo a evitar ocolapso do sistema financeiro.
Então, o funcionamento das economias modernas requer sempre maiores investimentos e por isso as empresas precisam maiores necessidades de capitais que as poupanças das famílias fornecem através dos mercadosfinanceiros.
Objectivos
* Geral
- Abordar sobre o Sistema Financeiro Moçambicano
* Específicos
- Especificar o seu Funcinamento
- Analizar a Composição-Identificar o Mercado interbancário
- Apresenter e analizar a bolsa de valores moçambicana

Sistema Financeiro
Evidentemente, tendo em conta que os Sistemas Financeiros mudam constantemente, de modo a responder a procura do público, ao desenvolvimento de novas tecnologias e as mudanças nas leis e regulamentações. A competição nos mercados financeiros força os sistemas financeiros a responder asnecessidades do público desenvolvendo melhores e mais conveniente serviços financeiros.
Enfim, o Sistema Financeiro pode ser definido como sendo o conjunto de instituições da economia que auxiliam o encontro dos agentes que possuem poupanças, agentes superavitários, com os que necessitam de recursos, cujo principal objectivo é permitir o movimento de fundos emprestáveis entre eles.
Tipos de SistemasFinanceiros
* Sistema de Mercado de Capitais;
* Sistema de Crédito Privado Bancário e;
* Sistema de Crédito Público Bancário
Sistema Financeiro Moçambicano
Moçambique como a maioria dos países em vias de desenvolvimento tem o sistema financeiro pouco desenvolvido, poucos operadores e instrumentos financeiros para suportar a actividade económica. Os operadores financeiros principais, nosistema moçambicano, são os bancos comerciais e portanto a estabilidade deste sistema depende crucialmente do funcionamento eficiente e eficaz dos bancos comerciais. As crises do passado demonstraram que a eficiência de um banco comercial pode ameaçar a estabilidade do sistema financeiro.
Moçambique, assim como grande parte do continente africano esteve, ate o ano de 1975, sob oregime colonialista. A25 de Junho de 1975 conquista a independência, transformando-se numa república popular, como um regime de partido único, ate Novembro de 1990, data da entrada emvigor da constituição que instaurou o regime democrático multipartidário e um sistema de economia de Mercado.

Funcinamento do Sistema Financeiro Moçambicano
A criação de um estado baseado nos princípios do socialismo, levaram a criação deuma economia planificada ou centralizada.
Neste sentido, no sector financeiro foram tomadas medidas que centralizaram o controle,sendo que foram intervencionadas as seguintes instituições:
* Instituto de Credito de Moçambique;
* Monte Pio de Moçambique;
* Banco Nacional Ultramarino (que funcionava como uma apresentação oficial do banco de Portugal);
* Bano Pinto & Sotto Maior.OBanco Nacional Ultramarino (BNU) transformou-se em Banco de Moçambique (BM) e;
* O Instituto de Credito de Moçambique em Banco Popular de Desenvolvimento (BPD),
Principal Característica do Sistema Financeiro Moçambicano
- Do período da colonização, apenas o Banco Standard & Totta não sofreu intervenção. Deste modo, ate 1989 a principal característica do sistema financeiro moçambicano era...
tracking img