Sistema capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema capitalista
O mundo contemporâneo é regido pelo capitalismo, que é um sistema econômico e social que se desenvolve através dos meios de produção privados, pelo trabalho assalariado e,principalmente, pela acumulação de capitais, que é oriunda dos lucros.

O capitalismo teve início na Europa após a extinção do sistema feudal, e pouco depois se dispersou pelo mundo. O sistema ganhouclassificações herdadas pelo passado histórico que o sistema atravessou, intitulado Capitalismo Comercial, esse vigorou entre os séculos XV e XVI, o Capitalismo Industrial teve início no final do séculoXVIII até o início do século XX.

O Capitalismo financeiro tem se transformado desde a Revolução Industrial até os dias atuais, o sistema era restrito a uma parte da Europa e Estados Unidos.
Esseperíodo ficou marcado pela prática do monopólio (uma única empresa dominando todo mercado). Além disso, eram realizados os oligopólios, que correspondem à união de algumas empresas retendo nas mãos ocontrole dos preços e de matéria-prima, dessa forma impediam o desenvolvimento de outras empresas, garantindo uma hegemonia no mercado.

Nesse mesmo período ficou bastante difundida a junção degrandes empreendimentos e conciliamento entre a indústria e o capital bancário, emergindo assim o capital financeiro. Com o agrupamento de grandes empresas houve um grande crescimento que propiciou osurgimento das empresas multinacionais, que hoje ganhou a denominação transnacional, essas têm suas atuações nos mais diversos pontos do mundo.
Nesse contexto, pode-se destacar as imensas empresaspetrolíferas, como Exxon e Texaco, no ramo de informática a IBM e a Microsoft, e também a grande empresa de materiais esportivos Nike. O contexto desencadeou o surgimento de várias outras que atuamfortemente até os dias de hoje.

O conjunto de atividades das empresas multinacionais reflete a globalização dos meios de produção, da produção e do capital, que resultou em grande fluxo das relações...
tracking img