Sistema capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema capitalista

O Capitalismo é o sistema econômico em que as pessoas físicas e as empresas de negócio decidem sobre a produção e a troca de bens e serviços, mediante complexas transaçõesnas quais intervêm os preços e os mercados. A partir da Europa, mais especificamente da Inglaterra, foi expandido para todo o mundo.
Era o sistema sócio-econômico quase exclusivo no âmbito mundial atéa explosão da I Guerra Mundial, quando alguns países adotaram o socialismo, sistema oposto ao capitalista.
O termo kapitalism foi definido em meados do século XIX pelo economista Karl Marx. Algumasvezes é utilizado o termo economia mista para descrever o sistema capitalista com intervenção do setor público, que predomina em quase todas as economias dos países industrializados. É possível dizerque existe um fundador do sistema capitalista, Adam Smith.
Características do Capitalismo
Ao longo de sua história, mas sobretudo durante a segunda metade do século XIX, algumas característicasbásicas são observadas. Em primeiro lugar, os meios de produção — terra e capital — são propriedades privadas. Em segundo, a atividade econômica aparece organizada e coordenada pela interação entrecompradores e vendedores.
Em terceiro, tanto os proprietários da terra e do capital como os trabalhadores são livres e buscam maximizar seu bem-estar; os consumidores podem gastar seu dinheiro como equando queiram, para obter a maior satisfação possível.
Este princípio é denominado soberania do consumidor e revela que os produtores estão obrigados, devido à concorrência, a satisfazer a demanda dosconsumidores. Em quarto lugar, o controle do setor privado por parte do setor público deve ser mínimo.

O SISTEMA SOCIALISTA
A concepção de uma sociedade socialista, na qual os interesses sociaisprevalecem sobre os interesses individuais e houvesse igualdade entre as pessoas, começou a se desenvolver no século XVIII e definiu-se melhor no século XIX. Concretamente, só no início do século XX...
tracking img