Sintese da acetona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNTESE E PURIFICAÇÃO A ACETONA



INTRODUÇÃO
A propanona, mais comumente chamada de acetona, é um líquido incolor, volátil e altamente inflamável, solúvel em água, etanol, clorofórmio e éteretílico. É um dos solventes mais utilizados na indústria de acetileno, esmaltes, nitrato de celulose, tintas, vernizes, nas indústrias alimentícias e de perfumarias.
A acetona pode ser obtida dediferentes formas, como pela oxidação do cumeno, fermentação especial de açúcares, acilação de Friedel-Crafts, e oxidação de álcoois secundários. Para este último, os agentes oxidantes mais empregados sãoK2Cr2O7, CrO3, MnO2 e KMnO4.

1. CÁLCULOS PRÉ-EXPERIMENTAIS
O volume de acetona pretendido era de 13,5ml.
Solução aquosa de isopropanol:
Isopropanol = 13,5 ml
Água = 42,6 ml

Solução de ÁcidoCrômico
Dicromato de Potássio = 17,76 g
Ácido Sulfúrico = 17,34 ml
Água = 106,6 ml

2. DISCUSSÃO DE RESULTADO
O volume de acetona obtido, experimentalmente, foi de 12,1ml. Portanto, orendimento da reação ficou em 89,62%. O produto foi destilado, e a temperatura de ebulição ficou entre 54oC e 56oC. Ao final do processo, para caracterizar se a acetona fora obtida, realizou-se testes comDNFH.
No tudo de ensaio que continha acetona comercial, houve formação de precipitado. Assim como no tubo que continha a acetona produzida no laboratório. Já no terceiro tubo que realizamos o teste comisopropanol, e como era esperado, não houve formação de precipitado. Os testes realizados foram satisfatórios. Pois, deram positivo para as acetonas (comercial e a laboratorial) e negativo para oisopropanol.

3. CONCLUSÃO
Verificou-se através do teste qualitativo com DNPH e pelo odor característico que o produto obtido era de fato acetona. A síntese apresentou alto rendimento, que em parteé resultado do controle de temperatura adotado durante o experimento. O produto destilado não deve apresentar grandes quantidades de contaminantes, pois foi adotada a destilação com coluna de...
tracking img