Sintese da acetona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo funcional -CO-.
Tanto para aldeídos quanto para cetonas, chama-se este grupo de carbonila, assim cetonas e aldeídos fazem parte dos grupos carbonilados.

A diferença entre as carbonilas é que na cetona ela esta ligada a dois átomos de carbono.
Alguns exemplos de cetonas são:
      Propanona                    Butanona                            Ciclobutano

                        

A cetona que possui a forma mais simples e a mais conhecida é a propanona, ou Acetona, e é usada na obtenção de solventes de esmaltes, resinas e vernizes, sendo também utilizada pela indústria alimentícia para a extração de óleos de sementes vegetais, na fabricação de anidrido acético e medicamentos. A cetona também pode ser utilizada paraextrair a cocaína das folhas de coca, daí o porquê de seu uso ser restrito e fiscalizado por órgãos da policia federal.
A propanona é um liquido inflamável, incolor e solúvel em água.Sendo as cetonas encontradas na natureza em flores e frutos.
Algumas cetonas presentes em compostos naturais:

Jasmona ou Cis-jasmona – óleo de jasmim
                 

Ionona – odor de violeta

             Em química a Acetona possui formula estrutural de CH3(CO)CH3,é um composto organico sintético que também ocorre na natureza.
A acetona é produzida principalmente por processo de desidrogenação ou peroxidação do álcool isopropanol. Assim uma das formas de obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário isopropanol, utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácidosulfúrico concentrado (H2SO4).
A oxidação do álcool secundário consiste em esse perder o seu único hidrogênio para formar uma cetona. Os alcoóis secundários oxidam-se para cetonas, R2CO, tanto por meio KMnO4, ou K2Cr2O7, como ainda por desidrogenação sobre cobre. A oxidação ale do estado cetona implica a ruptura de uma ligação carbono – carbono e por isso, apenas se produz quando se utilizam condiçõesextremamente energéticas.
Outro método consiste no aquecimento a 300 °C do acetato de cálcio:
Ca(C2H3O2)2 → C3H6O + CaCO3
Um importante uso industrial da acetona envolve a sua reação com fenol para a fabricação do bisfenol A. O bisfenol A é um importante componente de muitos polímeros tais como policarbonatos, poliuretanos e resinas de epóxi.
A acetona também é usada extensivamente para otransporte seguro do acetileno. Recipientes contendo materiais porosos são inicialmente preenchidos com acetona seguido pelo acetileno, o qual se dissolve na acetona. Um litro de acetona pode dissolver cerca de 250 litros de acetileno.

A acetona será preparada a partir do álcool isopropílico, através de uma reação de oxidação. Esta reação poderá ser observada pela mudança de coloração, onde odicromato de potássio (K2Cr2O7) é alaranjado e se reduz a Cr+3, de coloração verde.


A purificação de líquidos, como é o caso da propanona, pode ser feita através da destilação fracionada, observando-se a temperatura de ebulição deste solvente (56C). A maior parte das reações de caracterização de cetonas baseia-se na formação de um derivado, a partir da reação de condensação com aminassubstituídas.
As reações ocorrem entre o grupo carbonila e o grupo -NH2 da amina substituída (serve também para identificar aldeídos). O nucleófilo, que nesta experiência será a 2,4-dinitrofenilidrazina 1, ataca o carbono carbonílico em 2, formando compostos cristalinos (3) de ponto de fusão bem definidos e, portanto, úteis para a identificação e caracterização.

Objetivo

Síntese da acetonaMateriais e Método

Balão de destilação
Funil de separação
Rolha de cortiça
Condensador
Béquer
Coluna de Vigreaux
Balão de fundo redondo
Termômetro
Fragmentos de porcelana

Preparou-se uma solução oxidante (sulfocrômica) dissolvendo a em 29,0 g de K2Cr2O7 em 150 mL de água, sobre a qual foram adicionados, cautelosamente e vagarosamente, 25 mL de H2SO4 concentrado. Esperamos a...
tracking img