Sintese acetona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO


l
Síntese da Acetona

EDUARDO CÉSAR MACHADO
ISIS VERONEZ GAMERO
TATIANE NUNES DA SILVA

PROFESSORAGIANINI APATI
Química

Joinville – SC
2012
INTRODUÇÃO:

O produto formado a partir da oxidação de álcoois depende do agente oxidante empregado e da natureza do álcool de partida( álcoolprimário, secundário ou terceário ) .Álcoois primários, por oxidação controlada, produzem aldeídos. A oxidação é feita com uma solução de dicromato de potássio em água e meio ácido. Uma vez que aldeídos sãofacilmente oxidados aos ácidos carboxílicos correspondentes, deve-se remover o mais rápido possível o aldeído que vai sendo formado, através de uma destilação.
Os álcoois secundários sofrem oxidação,produzindo cetonas. Como agente oxidante normalmente se utiliza uma solução de(mistura sulfocrômica).


OBJETIVO:

O objetivo da experiência é a síntese e caracterização da acetona.REAGENTES:

- Isopropanol
- Dicromato de Potássio (K2Cr2O7)
- Ácido Sulfúrico (H2SO4)
- Álcool
- Água destilada;

Materiais:
- Bastão de vidro;
- Espátulas;
- Funil de Separação;
-Balão de fundo redondo com três saídas;
- Coluna de fracionamento;
- Termômetro;
- Manta de aquecimento;
- Condensador;
- Erlenmeyer.

MÉTODOS.

A acetona foi preparada a partir do álcoolisopropílico, através de uma reação de oxidação. Esta reação que pode ser observada pela mudança de coloração, onde o dicromato de potássio (K2Cr2O7) é alaranjado e se reduz a Cr+3, de coloração verde.
Apurificação de líquidos, como é o caso da propanona, pode ser feita através da destilação fracionada, observando-se a temperatura de ebulição deste solvente.
A maior parte das reações decaracterização de cetonas baseia-se na formação de um derivado a partir da reação de condensação com aminas substituídas. As reações ocorrem entre o grupo carbonila e o grupo -NH2 da amina substituída (serve...
tracking img