Sindrome de burnout e um dia de furia

Páginas: 5 (1111 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
ESCOLA DE DIREITO
CURSO DE DIREITO


JOÃO PAULO FIORITO DE MOURA









"UM DIA DE FURIA"
"O BURNOUT: O PROCESSO DE ADOECER PELO TRABALHO "
(BENEVIDES-PEREIRA, 2002, P.21-92)
"O MODELO PSICONEUROENDOCRINOLÓGICO DO ESTRESSE"
(VASCONCELLOS, 1992, P.25-47)












CURITIBA
2012
JOAO PAULO FIORITO DE MOURA"UM DIA DE FURIA"
"O BURNOUT: O PROCESSO DE ADOECER PELO TRABALHO "
(BENEVIDES-PEREIRA, 2002, P.21-92)
"O MODELO PSICONEUROENDOCRINOLÓGICO DO ESTRESSE"
(VASCONCELLOS, 1992, P.25-47)

LEVANTAMENTO DE PONTOS PRINCIPAIS, DISSERTAÇÃO SOBRE CONCLUSÕES E DÚVIDAS PESSOAIS SOBRE O TEXTO E ARTICULAÇÃO COM O FILME "UM DIA DE FÚRIA" PARA A AULA DE PSICOLOGIA JURIDICA.

Orientador: ProfªAna Maria Moser











CURITIBA
2012
. 1. PONTOS PRINCIPAIS

1.1) Sindrome de Burnout

A Síndrome de Burnout começou a ser pesquisada, inicialmente nos Estados Unidos. Trabalhadores sofrem seus efeitos há muitos anos, faltava apenas indentificar esses efeitos para que pudessem ser estudados e remediados ou até previnidos.
O Burnout é a maneira encontrada para enfrentar,mesmo que de forma inadequada, o estresse ocupacional. Ocorre quando se esgota todas as outras tentativas para lidar com o estresse. Causa exaustão emocional que caracteriza-se pela sensação de esgotamento emocional e físico. O cotidiano do trabalho passa a ser dificil e angustiante.
O individuo passa a apresentar atitudes de distanciamento emocional, em relação às pessoas às quais deve prestarserviços e os colegas de trabalho, passando a apresentar atitudes de ironia em relação às pessoas e indiferença ao que pode vir a acontecer a elas.
A realização pessoal nos afazeres ocupacionais decresce, perdendo a satisfação e a eficiência no trabalho, sentimento de ineficiência, baixa auto-estima, fracasso profissional, desmotivação. Por vezes, o profissional apresenta riscos de abandonar oemprego. De forma geral, toda e qualquer atividade pode vir a desencadear um processo de burnout. As ocupações cujas atividades estão dirigidas a pessoas e que envolvam contato muito próximo, de preferência de cunho emocional, são tidas de maior risco ao burnout. Como foi citado o burnout sobrevém de um processo de estresse ocupacional.
O estresse rompe com o equilíbrio psicofisiológico do individuo,obrigando que o mesmo utilize de recursos extras de energia.
Dependendo da intensidade e do tempo de duração do estado, o individuo pode vir a sofrer consequências graves tanto em nível físico como psicológico, caso não consiga restaurar o contexto anterior ou desenvolver mecanismos adaptativos que lhe permita restabelecer o equilíbrio perdido.
“As causas e os sintomas não são universais.Dependendo da característica da pessoa e das circunstancias em que esta se encontre, o grau e as manifestações são diferentes.” (Benevides-Pereira, 2001, pg34).
1.2) Modelo Psiconeuroendocrinologico de Stress

O stress está cada vez mais inserido no cotidiano das pessoas, que muitas vezes foge do conhecimento e controle desse mal, por isso é constante a preocupação referente ao tema.
O termo“stress” foi primeiramente definido pelo endocrinologista Hans Selye, no ano 1936, quando observou que muitas pessoas sofriam de doenças físicas com vários sinais e sintomas em comum, apresentando o mesmo padrão de resposta fisiológica a uma serie de experiência.
Na literatura encontramos stress como estímulo ou como reação e em raras oportunidades stress é definido como processo, o que corresponde então asua verdadeira natureza. Por este motivo convem utilizarmos o termo "stressor" para designar o agente estimulante ou a situação que está desencadeando a excitação do organismo; a expressão "stress" para identificar o processo psicofisiologico em que ele se encontra e "Reação de stress" para definir o comportamento que o organismo manifesta, decorrente do processo desenvolvido(Selye, 1976)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Burnout e um dia de fúria
  • um dia de fúria
  • Um dia de furia
  • Um dia de fúria
  • Síndrome de Burnout
  • sindrome de Burnout
  • Síndrome de Burnout
  • Sindrome de Burnout

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!