Burnout - o processo de adoecer pelo trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CURSO DIREITO

JULIANA MARTINATO GONZALES

ANÁLISE DOS TEXTOS E DO FILME:

Burnout: O processo de adoecer pelo trabalho
(Benevides - Pereira, 2002,p.21-92)
O modelo psiconeuroendocrinológico do estresse
(Vasconcellos, 1992, p.25-47)
“Um dia de fúria”
Dirigido por Joel Schumacher, EUA. 1993.

CURITIBA
2012
IDEIAS PRINCIPAIS

Paraentender o que é o Burnout, é preciso ter anteriormente uma concepção do fenômeno do estresse. A palavra pode ser definida como fadiga, ou cansaço. O estresse é um processo temporário de adaptação quecompreende modificações físicas e mentais.
Estímulo ou Agente Estressante é o elemento que interfere no equilíbrio homeostático do organismo, ou tem a ver com as demandas que ele sofre. Esse agentepode ter caráter físico, cognitivo ou emocional (provas, medo, etc.). O estresse é a resposta a algum desses estímulos. O estresse tem a função de ajustar a homeostase e de melhorar a capacidade doindivíduo, para garantir-lhe a sobrevivência ou a sobrevida.
Esses agentes estressores podem ser divididos por características. Existem estressores: físicos, que são provenientes do ambiente externotais como ruídos, frio ou calor intenso, acidentes, fome, dor, ou coisas que interferem predominantemente no corpo do indivíduo, como excesso de exercícios, alimentação pesada, etc; cognitivos: sãoavaliados como ameaçadores à integridade do indivíduo ou a seu patrimônio (físico ou psicossocial), tais como a iminência ou vivencia de um assalto, provas, etc; e existem os estressores emocionais, quesão sentimentos como perda, medo, ira, entre outros, ou acontecimentos como casamento, divórcio, mudanças em que o componente afetivo se faz mais proeminente.
Em frente a um agente estressor dequalquer natureza, o organismo tem duas opções: ou enfrenta, ou foge. Existem três fases no processo de estresse: reação de alarme, que é a fase em que o organismo é exposto ao agente estressor, quando...
tracking img