Sindicato rual patronal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALESANDRO FIGUEIRÓ, ALEX MATHEUS KOWALSKI, ANA PAULA SOUZA E SILVA. EDIVANI STOPIGLIA, GULHERME KOHL, JOSIANE MAYER WAGNER, JOZIANA FAREZIM. MARIA ILAINE ESCHER SPEROTTO, MARISTELA BEAZI, MÔNICA DENIZE VIEIRA, PEDRO NICOLI, SERGIO RODRIGUES



SINDICATO RUAL PATRONAL

Trabalho apresentado à disciplina de Cooperativismo e Associativismo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia– Campus Santo Augusto.

Prof. Orientador : Anna Carolina Salgado Jardim



SANTO AUGUSTO, RS
2010




SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos
3. REFERENCIAL TEÓRICO
4. METEDOLOGIA
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERANCIAS BIBLIOGRAFICAS
ANEXOS1. Introdução

Este estudo busca analisar a organização sindical como forma de governança particular e de adesão espontânea dos associados a esta entidade, focalizando a organização do sindicato rural patronal em questão, suas ações em prol dos associados e da comunidade.
A forma de reger, a administração sindical promove ações que são fundamentais para a dinâmica dosindicato rural patronal na obtenção de resultados econômicos e sociais positivos que se revertem em benefícios aos sócios e a sociedade em que o sindicato está inserido.
As informações que seguem neste trabalho dizem respeito a esclarecimentos e reflexões referentes ao processo de trabalho de um sindicato rural patronal, como processo que auxilia para construção da cidadania com melhor qualidade devida para os agricultores.
Este trabalho foi realizado para disciplina de Cooperativismo e Associativismo, com o objetivo de maior conhecimento a cerca das reais relações que acontecem entre o sindicato rural patronal e os agricultores, bem como em relação a comunidade geral.
Ir a campo e conhecer a realidade dos sindicatos, suas iniciativas e melhorias em prol dos agricultores associados aestas entidades, fazem com que se posa ver com mais clareza os benefícios e as vitórias alcançadas ao longo de anos, assim como também as dificuldades encontradas no caminho e que precisam ser vencidas.
O desenvolvimento desta pesquisa se justifica em decorrência da importância social e política do sindicato rural patronal.






























2.OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:

Diagnosticar o processo de gestão realizado pelo Sindicato Rural Patronal, conhecendo e entendendo não somente a sua organização estrutural, mas também a sua organização funcional.

2.2 Objetivos Específicos:

• Identificar as vantagens que o produtor rural tem sendo sócio do sindicato rural patronal;
• Conhecer quais as atividades que o sindicato rural patronalrealiza perante a sociedade;
• Observar como se dá a organização do sindicato rural patronal.
• Identificar o processo de gestão e o seu funcionamento.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

A respeito de sindicato, conhece-se este como a união de um grupo de trabalhadores de uma determinada profissão ou de empregados reunidos e organizados em uma associação. Esta forma de se organizar em associaçõestem como função defender os interesses trabalhistas e empresariais dos sócios, visando também assegurar a representação e a defesa dos associados administrativamente na justiça.
Existem cinco funções básicas de um sindicato que são elas: negociação: que tem como função a ação sindical de negociar, e se caracteriza pelo poder para ajustar a CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho);assistencial: é o que se refere a atribuição sindical de prestar serviços aos seus representados, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano; arrecadação: é quando o sindicato estabelece contribuições aprovadas em assembléias e fixadas por lei; colaboração: é quando existe a colaboração do sindicato com o Estado, que visa viabilizar os estudos e as propostas de solução para os problemas que...
tracking img