Sindicato no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Movimento Sindical no Brasil

Introdução
É fundamental lançar mão da história para melhor pensar o presente, suas contradições e as ações necessárias que possam construir as mudanças coerentes com o projeto político que adotamos. A fim de que sejam possíveis tais ações na esfera sindical, é imprescindível desenvolver uma reflexão mais cuidadosa sobre o próprio movimento sindical.No entanto, para não cairmos em visões burocráticas, idealistas ou pragmáticas, é necessário identificar, com clareza, o ponto de apoio do movimento. As contradições internas, diferenças, projetos políticos distintos estão sempre sujeitos à força da luta de classes. As condições objetivas da classe pesam sempre com mais intensidade sobre a vontade dos militantes. Contudo, o projeto políticoguarda a capacidade criativa e inovadora de homens e mulheres. Os homens fazem sua história, não como querem, é verdade, mas fazem sua própria história. Abdicar dessa vocação significa optar por não alterar a correlação de forças entre as classes principais.
O que incrementa o projeto político, aquilo que o oxigena, é justamente a capacidade de análise do momento atual, para discernir, com omáximo de clareza, a tática correta. Certamente a prática altera a vida real, as próprias condições objetivas e subjetivas. Mas o que permite a realização de uma prática com o máximo de eficácia para implementação do projeto socialista são os instrumentos de análise: as ferramentas conceituais e as peças da história. Por isso, uma das finalidades desse texto é apresentar instrumentais teóricos ehistóricos para melhor pensar o movimento sindical no momento no qual vivemos e contribuir para a elaboração de táticas que possam, de fato, alterar a correlação de forças a favor dos trabalhadores. Não podemos esquecer que somos sempre homens e mulheres do nosso tempo, ainda que o passado seja uma escola para melhor atuar no presente e o produto da ação no tempo atual é o que constrói o futuro.Nesse sentido, o texto apresentará o movimento sindical em uma linha do tempo dividida em 7 grandes fases. Linha esta impregnada de projetos políticos e determinada pelo próprio desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Mas é bom que fique claro que o texto se sustenta em uma posição política: a defesa do sindicalismo classista, que busca o fim da contradição entre capital e trabalho. Talobjetivo estratégico, que orienta a ação atual do sindicalismo com base em um projeto socialista, não pode deixar de marcar suas contradições. Ou seja: o movimento sindical almeja o seu próprio fim. Assim como os trabalhadores
socialistas possuem a consciência que serão os próprios coveiros da classe, o sindicalismo combativo sabe que seu projeto almeja o fim dos sindicatos. Os sindicatos sãoinstituições forjadas no mundo burguês que devem assumir o papel de aparelhos privados de hegemonia a favor dos trabalhadores. No entanto, são tensionados, todo o tempo, a seguirem como aparelhos ideológicos do capital. Essa é sem dúvida uma das maiores contradições motivada, fundamentalmente, pela própria contradição de classe.
As sete grandes fases do sindicalismo no Brasil estão assimsituadas na linha do tempo:
Primeira Fase
A etapa corresponde à Primeira República, quando o Estado brasileiro ainda era oligárquico e não havia nenhuma intervenção estatal no movimento.
Segunda Fase
A etapa inaugurada no primeiro Governo de Vargas, na década de 30, quando se começa a formar o Estado propriamente capitalista e institui-se uma série de instrumentos de controle eintervenção estatal.
Terceira Fase
Essa etapa está relacionada ao crescimento do capitalismo e da economia, a partir da década de 50, com o chamado desenvolvimentismo.
Quarta Fase
A quarta etapa é marcada pela Ditadura Militar, época em que os sindicatos sofrem a invasão de “corpos estranhos”, lideranças são cruelmente perseguidas e há perseguição direta ao conjunto das diretorias...
tracking img