Sincronia x diacronia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sincronia X Diacronia

É diacrônico tudo que:
-Designa uma fase de evolução

-É dinâmico
Diacronia é se não plena fala. É na fala onde se acha todasas modificações, cada uma delas é lançada a principio por um certo número de indivíduos ,antes de entrar em uso.
Portanto diacronia se refere astransformações sofridas pelos elementos do sistema linguístico ao longo de seu uso na língua.
É sincronia tudo que:
-designa um estado de língua
-É estático-Constitui em conjunto fechado e homogêneo de regularidades
A sincronia pertence tudo que se chama “Gramatica Geral” Ela se refere a situação ao estado em queos elementos se encontram em um dado momento(passado ou presente)independente dos fatos que os antecederam ou precederam no tempo.
Exemplo de DIACRONIA XSINCRONIA
O verbo por, pode-se afirmar que diacronicamente é um verbo da 2º conjugação por causa de sua forma arcaica poer, que era seu infinitivo .Porémsincronicamente ele pertence a 2ºconjugação porque as formas pudesse,puser,põe,etc. Comprovam que sua vogal temática é o e.
Assim, Saussure diz que “Ésincrônico tudo quando se relacione com o aspecto estático na nossa ciência, diacrônico tudo que diz respeito a evolução.
Em seus estudos linguísticos Saussurepriorizou a sincronia, pois acredita que sendo a língua um sistema de valores, seu estudo deveria partir da estrutura como se apresenta num estado momentâneo, a qual é a única perceptível pelos falantes, visto que os mesmo não percebem a sucessão de fatos linguísticos no tempo que constituem a diacronia.
tracking img