Relatorio de manejo florestal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

De acordo com o Artigo 225 da Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, as florestas primitivas da bacia amazônica só poderão ser exploradas em observância a planos técnicos de condução e manejo, ficando proibida a exploração sob forma empírica.
O presente Plano de Manejo Florestal Sustentável, contido nas páginas a seguir, localiza-se no Município de Benjamin Constant/AM,e visa à obtenção de madeira em toras para fins empresariais. A Legislação Ambiental aplicada nesse plano de manejo foi à Instrução Normativa nº 005/2008 e 02/2008 SDS/AM.
Cada etapa do processo do plano de manejo florestal foi devidamente planejada para se mitigar os impactos no ecossistema florestal, podendo-se dizer que o presente projeto se dará em harmonia com o meio ambiente,garantindo o estoque florestal para uso futuro e mantendo o equilíbrio ecológico.
O Manejo Florestal pode ser definido como a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema deve ser economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente justo.

Para que os empreendimentos florestais se enquadremnesse contexto, deve ser observada a legislação pertinente e também as estratégias e os instrumentos adequados para atingir os objetivos de conservação e de uso sustentável. A exploração florestal, ou seja, a produção de madeira e de outros produtos florestais (resinas, raízes, cascas, cipós, etc.), tem como fonte de matéria-prima legal, somente as florestas exploradas sob regime sustentável,através de Planos de Manejo Florestal Sustentável ou por meio de desmatamentos autorizados.
O objetivo é esta sempre visando à produtividade dos recursos florestal para garantir a sustentabilidade da floresta e das pessoas que dela necessitam.




DESCRIÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ETAPA DE MANEJO FLORESTAL

Informações para a elaboração de um plano de manejo

O plano demanejo é organizado em três etapas na primeira, faz-se zoneamento ou a divisão da propriedade em áreas exploráveis, áreas de preservação permanente e área inacessível á exploração. A segunda etapa consiste no planejamento das estradas secundárias que conectam a área de exploração ás estradas primarias. Na terceira etapa divide se a área alocada para exploração em blocos ou talhões de exploraçãoanual.

Visão de longo prazo e identificação dos principais tipos de uso da floresta. O primeiro passa para se elaborar um plano de manejo e identificar os principais tipos de uso florestal, como por exemplo, floresta alta para a produção de madeira ou ao longo curso d’ água para proteção etc. Para cada tipo de uso deve-se determinar seu objetivo claro também é necessário ter uma idéia aseca da maneira de cada um destes tipos deve ser manejada.

Devesse também levar em consideração que parte da floresta de produção deve ser alocada como floresta intocada. Nesta parte da floresta não são realizadas operação de abate nem silvicultura devesse preservar a estrutura original de uma parte da floresta pelas seguintes razões.

Como ponto de referencia para o futuro, os efeitodas operações podem ser avaliados se parte da floresta o original for preservado, para os futuros administradores da floresta tenham a noção de como é acultura daquela floresta.

Como fonte de biodiversidade, principalmente no caso da floresta alta (futuramente, algumas espécies não comerciais podem torna-se importantes) as reservas também podem desempenhar a função de fonte de sementes.Como refugio para animais dispersadores de sementes como os macacos, a floresta e intocável deve ser considerados parte indispensável da floresta de produção e deve ter os seguintes requisitos.

Ser representativo para a floresta de produção na unidade de manejo.

Estar localizada numa área central da unidade de manejo. Ser claramente separada do resto da unidade por cursos...
tracking img