Filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA - ATIVIDADE 2 - Prof. Dr. Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL/UAB)
As dicotomias saussurianas Para emitir comentários sobre a temática, é necessário que se faça uma apresentação das principais dicotomiasdefendidas pelo linguista Saussure, bem como suas contribuições face aos estudos que têm a língua como objeto teórico.
A Lingüística, assim como é conhecida atualmente, adquiriu status de ciência no final do século XIX, com o suíço Ferdinand de Saussure. A vitalidade dos pensamentos saussurianos pode ser percebida até hoje e sua atualidade é inegável. Com a publicação do livro clássico Curso deLingüística Geral, as repercussões das idéias nele contidas se multiplicaram, dando origem a algumas correntes lingüísticas como, por exemplo: a Estruturalista, a Funcionalista e a Gerativa.
Com relação às dicotomias, Saussure apresenta as seguintes: langue (língua) x parole (fala), significante x significado, sincronia x diacronia, relações sintagmáticas x relações paradigmáticas. Em relaçãoà teoria do signo, o autor postulou dois princípios fundamentais: a arbitrariedade do signo e o caráter linear do significante.
A teoria saussuriana postula que, para se estudar os fatos da linguagem, tem que se atribuir à língua o papel essencial, uma vez que ela é o objeto que constitui a unidade da linguagem. A língua é considerada como um sistema de signos que exprimem idéias,existindo a união de significados e de imagens acústicas. Essa união entre um conceito (significado) e uma imagem acústica (significante) é chamada de signo lingüístico.
Saussure considera a língua como um produto recebido, passivamente, pelos indivíduos, e nela não pode intervir. Em seus estudos, o autor enuncia que a fala pertence ao domínio individual do falante, sendo suas manifestações momentâneas.A língua, para Saussure, está no lugar do social e é considerada exterior ao indivíduo, é uma instituição social de cunho abstrato, uma vez que as formas lingüísticas só serão efetivamente concretizadas por meio da comunidade de fala que as utiliza.
No que se refere à dicotomia significante x significado, pode-se dizer que ambos são interdependentes, um se une ao outro por um vínculo puramentearbitrário e são partes integrantes do signo lingüístico. Saussure esclarece que o significado é o conceito inteligível de uma palavra. O significante, por sua vez, é a parte perceptível do signo. O significante está para a matéria fônica assim como o significado está para as idéias, para os conceitos.
Quanto à dicotomia sincronia x diacronia, Saussure postula duas abordagens de como a línguapode ser estudada. Uma descreve como funciona a língua num dado momento histórico (abordagem sincrônica); a outra, estuda os estados sucessivos da língua ao logo do tempo (abordagem diacrônica).
Segundo Saussure, o lingüista deve descrever a língua, adotando uma abordagem sincrônica ao que chama de Lingüística Estática ou Gramática Geral. Nessa perspectiva, pode-se fazer um estudo, recortandotanto o presente quanto o passado, descrevendo o sistema de formas lingüísticas estáveis compartilhadas por dada comunidade de fala.
Posicionando-se diferentemente à Lingüística Estática ou Gramática Geral, encontra-se a Linguística Evolutiva ou Histórica, que adota uma abordagem diacrônica. Nessa acepção, são confrontados estados diferentes de uma mesma língua, tratando de fatossucessivos, levando em conta o tempo e estudando fatos que não formam sistemas imutáveis entre si.
Dessa forma, pode-se dizer que a sincronia está para a língua assim como a diacronia está para a fala, uma vez que no primeiro caso o que é descrito é o sistema lingüístico imutável, enquanto que no segundo se descreve a sucessão dos vários estados da língua que não formam sistemas entre si, já que...
tracking img