Bmw vermelha unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Este trabalho tem por objetivo identificar e definir os caracteres do sistema ecológico estuaríno e de manguezais, principalmente em regiões situadas na costa do Brasil. Os estuários são classificados como áreas de transição entre o rio e o mar, no Brasil, assim como em todo o Hemisfério Sul , encontram-se em processo de evidente preenchimento sedimentar, decorrente.Em todo o litoral são inúmeros os casos de fundos lagunares aflorantes, de rios desaguando diretamente no mar ou de sistemas de canais de maré meandrando entre extensas áreas de manguezais. As áreas estuarínas tem grande importância na perpetuação das espécies, além de servir como habitat, uma vez que são nestes ambientes que diversas espécies de animais aquáticos, principalmente peixes e ,também, alguns crustáceos (camarão), realizam a deposição de seus ovos, e ali estes iram viver até o período de eclosão e parte de seu desenvolvimento larvatório (indireto). Contém maior quantidade de flora que ambientes marinhos, pela melhor adaptação dos vegetais a meios de menor salinidade.
O manguezal pode ser traduzido como um sistema ecológico que contém muita riqueza tanto de fauna como deflora, pela grade quantidade de nutrientes que abriga. Devido a este fato, é importante a sua preservação e conservação, pois isto vai garantir o desenvolvimento e reprodução das espécies viventes neste extraordinário ecossistema.
A organização especial e típica das raízes epígeas, o solo característico e a diversidade faunística constituem um espetáculo grandioso, que sustentando uma selvaverde com águas tranqüilas estendidas pelos estuários, reflete luzes e formas.
No decorrer deste trabalho todas estas informações serão esclarecidas com mais intensidade.


Os Estuários



Os estuários são corpos d’água costeiros, semi-fechados, que apresentam uma livre conexão com o mar aberto e dentro do qual a água salgada é diluída gradativamente pela água doceproveniente da drenagem terrestre. Também podem ser definidos como ecossistemas de transição entre o continente e o oceano, áreas de encontro dos rios com o mar.


Em regiões tropicais, apresentam como vegetação característica os mangues, ecossistema constituído de espécies vegetais lenhosas típicas (angiospermas), além de micro e macroalgas (criptógamas), adaptadas à flutuação de salinidade ecaracterizadas por colonizarem sedimentos lodosos, com baixos teores de oxigênio.

Os estuários com suas florestas de mangue, servem de habitat para diversos animais desde formas microscópicas até grandes peixes, aves, répteis e mamíferos e apresentam condições ideais para alimentação, proteção e reprodução de representantes de todos os elos da cadeia alimentar, sendo assim zonas de grande produtividadebiológica.

Nos estuários, as condições ambientais são muito especiais e adversas, o que os torna altamente vulneráveis, podendo ser destruídos se houver alterações abruptas em alguns dos seus parâmetros ambientais. A dinâmica dos estuários é particularmente complexa, devido as influências de cheias e vazantes dos rios, bem como das marés.

Os recursos renováveis aquáticos no Brasil, vêm sendoimpactados de forma acentuada em toda região costeira, principalmente nas áreas estuarinas. No nordeste os recursos hídricos são escassos e precisam ser conservados, principalmente os estuários, que são criadouros naturais de inúmeras larvas de crustáceos, peixes e moluscos de grande valor comercial e econômico.

Atualmente, vários estudos ecológicos e sobre o ciclo de vida dos animais aquáticos emregiões estuarinas vêm sendo desenvolvidos, por se tratar de áreas de grande fertilidade. Estes estudos são de fundamental importância quando se quer definir a qualidade de vida dos organismos, bem como a avaliação do potencial de exploração dos recursos e de sua correta administração. Os estuários são as comportas que ligam vida continental e oceânica, neles o grande repositório dos oceanos...
tracking img