Resumo primeiro passo atps gerenciamento de custo etapa 2 passo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os custos específicos estão ligados a atividades produtivas, como mão direta e custos indiretos de fabricação e estão associados aos procedimentos de avaliação de estoque.
Estoque é definido como um conjunto dos itens de propriedade da empresa, como são os exemplos de matérias mantidos para venda futura.
A definição dos custos de produção dos produtos acabados, todo um sistema de registro,análise, acompanhamento, apropriação, rateio de custos, bem como uma série de lançamentos contábeis e controles paralelos tornam-se indispensáveis.
O maior objetivo do custeio de estoque é determinação de custos adequados a vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado na seleção do método de custeamento do estoques, uma importante consideração é o conceito de lucro líquido, a adoção docritério de lucro como base principal para selecionar o método de custeamento dos estoques provoca alguns efeitos na posição financeira da empresa, sendo o lucro tem sido definido diferentemente para diversos propósitos, como econômicos, legais ou históricos.
Os custos dos materiais tem como o princípio contábil de custo de aquisição determina que se incluam no custo dos matérias , além dos preços dessesmateriais, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais específicos.
Os métodos mais comuns são:
• Custo médio;
• PEPS – primeiro a entrar, primeira que sair
• UEPS – ultimo a entrar, primeiro a sair


Custos médios


Também chamada de media ponderada ou Média Móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugardos custos efetivos, o valor dos itens de estoque em mãos, ao final do período , é representado pela média ponderado do custo do estoque dos itens em mãos no começo do período e de todas as compras efetuadas durante esse mesmo período. Existem dois tipos diferente de procedimento:


1. O da média ponderada, é computado pela divisão do custo total inicial do estoque, mais as entradas, pelototal das unidades incluídas nestas duas categorias;
2. O da média móvel, requer a computação do custo médio depois de cada lançamento.


A média ponderada e a média móvel, são métodos de cálculos simples, ambos apresentam alguma falta de lógica, por que são baseados na permissa de que todas as saídas /vendas são realizadas proporcionalmente a todas as comprase que os estoques jamaisincluem itens comprados anteriormente.

PEPS – Primeiro que entra primeiro saída.

Esse método baseia-se no princípio de que o custo deve ser carregado pelo valor efetivo do material consumido na produção, pressupondo que os primeiros materiais a serem usados na produção são os mais antigos do estoque, com base no critério, dá-se saída no custo da seguinte maneira: o primeiro que entra é o primeiro quesai (PEPS).
Na medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixas no estoque a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos / consumimos primeiro as primeiras unidades compradas/ produzidas, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção ou a ser vendida.

UEPS – Ultimo a entrar primeiro a sair

Este métodoassume que o fluxo dos custos incorridos se processa em ordem cronológica inversa, depois que realizada a venda, ou o consumo do material, os fatores de estoques são transferidos para o custo em ordem inversa à da sua entrada.

Os custos da mão de obra

São os gastos de mão de obra incluirão, todos os gastos incorridos pela pessoa jurídica para contratar, treinar, manter, remunerar e desligar seusempregados tanto na área de produção como de admiração e comercial, tais como:

• Espécies de custo de mão de obra;
• Encargos sociais;
• Organização funcional necessária e a responsabilidade dos vários setores envolvidos;

Custo de produção da mão de obra direta

Os custos da mão de obra referente a produção são atribuídos inicialmente aos produtos em fabricação e, posteriormente,...
tracking img