Prova N2 De Lingu Stica

3294 palavras 14 páginas
1) Langue X Parole

Primeira dicotomia: Langue e Parole
"Fundamentada na oposição social / individual revelou-se com o tempo extremamente profícua (útil). O que é fato da langue está no campo social; o que é fato da parole situa-se na esfera do individual."
"Saussure afirma e adverte ao mesmo tempo: 'a linguagem tem um lado individual (parole) e um lado social (langue), sendo impossível conceber um sem o outro.' "
(Temos então, que a langue é a língua e a parole é a fala.)
(A langue é necessária para que a parole seja clara e compreensível. A parole estabelece as futuras mudanças da langue.)
"É tal a interdependência entre a langue e a parole que Saussure considera a langue, ao mesmo tempo, instrumento e produto da parole."

A Langue

*como acervo linguístico*
É o lado mental da langue.
"A langue, como acervo linguístico, ' é o conjunto de hábitos linguísticos que permitem a uma pessoa compreender e fazer-se compreender' e ' as associações ratificadas pelo consentimento coletivo e cujo conjunto constitui a langue, são realidades que têm sua sede no cérebro'.
Guarda consigo toda a experiência histórica acumulada por um povo durante a sua existência.
A langue é "uma soma de sinais depositados em cada cérebro, mais ou menos como um dicionário cujos exemplares, todos idênticos, fossem repartidos entre os indivíduos."

*como realidade sistemática e funcional*
É a capacidade lógica da gramática. É um sistema de signos que exprimem ideias.
"Nenhum indivíduo tem a faculdade de criar a langue, nem de modificá-la conscientemente. Ela é como uma armadura dentro da qual nos movimentamos no dia-a-dia da interação humana."

*como instituição social*
"Como qualquer outra instituição social, a langue se impõe ao indivíduo coercitivamente. Por isso, ela se constitui um elemento de coesão e organização social."
"A parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que por si só, não pode criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude de uma espécie de contrato

Relacionados

  • 3
    44350 palavras | 178 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Cálculo 2
    80753 palavras | 324 páginas
  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas