Simulado clt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Simulado SST (arts. 154 a 201 da CLT)

1) Não incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho:
a) estabelecer, nos limites de sua competência, normas sobre a aplicação da Saúde e Medicina do Trabalho.
b) coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho emtodo o território nacional.
c) conhecer, em última instância, dos recursos, voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e medicina do trabalho.
d) coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
e) promover a fiscalização do cumprimento das normas desegurança e medicina do trabalho. (Compete especialmente às Delegacias Regionais do Trabalho, nos limites de sua jurisdição, promover a fiscalização do cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho.)
2) De acordo com a CLT julgue o que se segue e em seguida assinale a resposta correta:
I) Compete especialmente às Delegacias Regionais do Trabalho, nos limites de sua jurisdição, adotar asmedidas que se tornem exigíveis, em virtude das disposições sobre Segurança e Medicina do Trabalho, determinando as obras e reparos que, em qualquer local de trabalho, se façam necessárias.
II) Compete às Delegacias Regionais do Trabalho cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho. (Cabe às empresas cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho)III) Cabe às empresas instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.
IV) Cabe aos empregados observar as normas de segurança e medicina do trabalho.
V) Cabe aos empregados facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente. (Cabe às empresas facilitar o exercício da fiscalizaçãopela autoridade competente.)
a) Todas as proposições estão incorretas.
b) Apenas uma proposição está correta.
c) Apenas duas proposições estão incorretas.
d) Todas as proposições estão corretas.
e) Apenas duas proposições estão corretas.
3) Assinale a alternativa verdadeira:
a) Nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalaçõespela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.
b) Nova inspeção deverá ser feita sempre que ocorrer qualquer modificação nas instalações, inclusive equipamentos, que a empresa fica obrigada a comunicar, prontamente, à Delegacia Regional do Trabalho. (Nova inspeção deverá ser feita quando ocorrer modificação substancial nas instalações,inclusive equipamentos,quea empresa fica obrigada a comunicar,prontamente,à Delegacia Regional do Trabalho.)
c) Às empresas é obrigatório solicitar prévia aprovação à Delegacia Regional do Trabalho, dos projetos de construção e respectivas instalações. (É facultado às empresas solicitar pré-via aprovação,pela Delegacia Regional do Trabalho,dos
projetos de construção e respectivas instalações.)





d) O DelegadoRegional do Trabalho, independente do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho (O Delegado Regionaldo Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.)
e) Responderá por desacato,...
tracking img