Tratamento de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento de Agua
ADIÇÃO DE FLUOR
A fluoretação da água é o ajuste da concentração de fluoreto natural, ou seja, ajustar a água deficiente em fluoreto para o nível recomendado para a saúde dental ideal. Os três tipos de fluoreto que são utilizados para fluoretar a água são o fluoreto de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsilícico. O nível ideal de fluoreto na água varia dependendo datemperatura do ar e local geográfico (faixa de 0,7 – 1,0 ppm).
Eficiência e Eficácia:
A fluoretação da água apresenta uma eficiência de 14% na redução da cárie dentária em crianças.
Segurança:
Em uma análise sobre a segurança e eficácia, que incluiu 59 publicações, 3 revisões sistemáticas e 3 guidelines, com exceção da fluorose, nenhum outro efeito colateral foi relatado.

CAPITAÇÃO DAAGUA
Atualmente, a captação de água para consumo humano acontece por duas vias:
· Captação de águas subterrâneas;
· Captação de águas superficiais.
A captação da água subterrânea ocorre comumente por meio da construção de poços artesianos. Já a captação das águas superficiais é feita diretamente em rios, represas e outros mananciais.
Quando se trata de abastecimento para grandes populações, aágua é captada dos mananciais superficiais sendo tratada em Estações de Tratamento de Água (ETA).
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, por exemplo, com o intuito de abastacer a Região Metropolitana de São Paulo, usa seis mananciais que são os seguintes sistemas:
Rio Claro;Alto de Cotia;Rio Grande;Guarapiranga;Cantareira;Alto do Tietê.
Um outro meio de captação da água á acisterna. A cisterna é um tipo de construção que permite a captação da água da chuva. Mas como a água da chuva não é tratada como a água que passa pelas ETAs, ela não serve para beber. A não ser que se instale pequenas estações de tratamento caseiras.
A água da chuva captada pela cisterna pode ser empregada na irrigação de jardins e nas descargas em banheiros.
ESTAÇÃO ELEVATÓRIA
Estaçõeselevatórias dentro de uma estação de tratamento de água, são unidades providas de bombas hidráulicas e tanques que elevam e aumentam a pressão do liquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou residuária (efluentes e esgotos). O efluente deve estar filtrado e peneirado antes de ser elevado. A estação elevatória prepara a água para entrar em tratamento em reatores biológicos,reatores físico-químicos, decantadores, filtros e desinfecção. As Estações Elevatórias, também chamadas Poços de Bombeamento, são utilizadas para a elevação de efluentes provenientes de zonas de drenagem abaixo da cota da rede principal.
Estes equipamentos permitem ultrapassar as dificuldades de topografia do terreno, tornando possível a ligação de colectores de drenagem com perfis diferentes a umcolector central.As estações elevatórias normais são compostas por:
Câmara de entrada equipada com gradagem, válvula mural e by-pass
Câmara de bombeamento com grupos elevatórios em reserva ativa
Caixa de válvulas com seccionadores, válvulas anti-retorno e evacuação colector
Quadro eléctrico de comando

ADICÃO DE PRODUTOS QUIMICOS....
FINALIDADES DO TRATAMENTO QUÍMICO
As principaisfinalidades do tratamento químico são:

Higiênica/desinfecção.
Tem como finalidade a remoção de bactérias e outros microorganismos nocivos, elementos venenosos, minerais e compostos orgânicos em excesso.
Estética
A finalidade do tratamento é a correção da cor, sabor, transparência, odor etc
Econômica.
Sua finalidade é a redução da oxidação, corrosões, dureza e elementos que prejudiquem a rede dedistribuição, além da adição de elementos que garantem a saúde pública.
Os produtos utilizados no tratamento reagem entre sí, com a água e com compostos presentes na água, dependendo das características e necessidades. Após o tratamento, a água passa constantemente por análises laboratoriais, a fim de garantir a distribuição de um produto de qualidade.

PRODUTOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO
CAL:...
tracking img