Assistencia do enfermeiro ao aleitamento materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assistência do enfermeiro no aleitamento materno
*Motta, Marizeli Goya Gonçalves , **Maia, Maria Helena Lemos *Graduanda de Enfermagem pela Universidade Nove de Julho **Professora Orientadora*mary_gaucha2006@hotmail.com

Introdução
O aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida e mantido associado a outros alimentos até o segundo ano de vida, conforme preconizado peloMinistério da Saúde (MS), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e World Health Organization (WHO)¹ . A promoção do aleitamento materno deveria ser vista comoação prioritária para a melhoria da qualidade de vida e da saúde das crianças e de suas famílias. Promover o aleitamento materno pode ser um bom exemplo de saúde pública , envolvendo família ecomunidade com baixo custo e excelente impacto sobre o desenvolvimento infantil³. Neste contexto, o enfermeiro é peça importante no aleitamento materno, por ser o profissional que mais se relaciona com amulher durante o ciclo gravídicopuerperal e por ter papel fundamental nos programas de educação em saúde1.

Objetivo
Discorrer sobre a atuação do enfermeiro na orientação das gestantes e puérperassobre os benefícios do aleitamento materno para a saúde da mulher e do recém nascido.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde abrange bibliografias, publicações avulsas, revistas,livros, pesquisas, monografias, teses. A revisão foi realizada por meio de levantamento de artigos publicados no período de 2005 a 2010, com base em Lilacs, Medline e Scielo após consulta àsterminologias em saúde a ser utilizado na base de descritores da biblioteca virtual em saúde (BVS) da Bireme, com descritores específicos como: enfermeiro, aleitamento materno e amamentação.

Desenvolvimento
Oleite humano é um alimento completo com benefícios nutricionais, imunológicos, psicológicos, econômicos e eficiente no primeiro ano de vida da criança¹. As crianças que são amamentadas apresentam...
tracking img