Simplex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE






CRISTIANE CAMARGO DA SILVA
LEANDRO DE ALMEIDA RAPHAEL
VANDERLEI FONTANA







SIMPLEX: DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO












SÃO PAULO
2011
CRISTIANE CAMARGO DA SILVA
LEANDRO DE ALMEIDA RAPHAEL
VANDERLEI FONTANA






SIMPLEX: DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO




Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso deBacharelado em Ciência da Computação da Universidade Nove de Julho como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação.

Linha de Pesquisa: Ferramentas de Informática para Ensino e Aprendizagem

Orientador: Prof. Dr. Silvia Maria Kuva







SÃO PAULO
2011
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
PO Pesquisa Operacional
PL Programação Linear
.NET Framework dedesenvolvimento proprietário da Microsoft
C# Linguagem de programação.

SUMÁRIO
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
1 INTRODUÇÃO 7
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 7
1.2 PROBLEMA 8
1.3 HIPÓTESE(S) 8
1.4 OBJETIVOS 8
1.4.1 Objetivos gerais 8
1.4.2 Objetivos específicos 8
1.5 JUSTIFICATIVA 9
2 REVISÃO DA LITERATURA 10
3 METODOLOGIA 12
4 CRONOGRAMA 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
FOLHA DE APROVAÇÃO DOPROJETO 15



1 INTRODUÇÃO
Desde a Revolução Industrial, o mundo assiste um acelerado crescimento da complexidade das empresas e organizações. A produção eficiente em escala, por exemplo, é um importante fator na competição existente no segmento industrial. Portanto, o uso de ferramentas de suporte à tomada de decisão pode ser não só um diferencial competitivo, mas uma questão desobrevivência de empresas para a medição de sua produtividade.
A Programação Linear (PL) é uma das técnicas mais utilizadas de Pesquisa Operacional (PO) no que se diz respeito a resolução de problemas de otimização. De um modo geral, os problemas de PL buscam a distribuição eficiente de recursos escassos, visando atender um determinado objetivo, que na maioria das vezes, trata-se da maximização de lucros ouminimização de custos. Dentre diversos outros métodos existentes, nosso objeto de estudo será o método Simplex.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O método Simplex é utilizado para otimizar, iterativamente, uma determinada função linear de variáveis (chamada de “função objetivo”) sujeita a uma série de equações ou inequações também lineares (chamadas restrições), com o intuito de encontrar a melhorsolução. Esta solução é chamada de ótima.
Visto as resoluções de modelos matemáticos utilizando o Simplex despenderem muito tempo, se fez necessária a criação de um aplicativo para a resolução de modelos de PL contendo uma visualização detalhada de cada iteração (até o momento da obtenção da solução ótima) e utilizando uma abordagem didática e ao mesmo tempo científica, cujo objetivo principal é o deproporcionar aos estudantes uma ferramenta de fixação e solidificação do mesmo.
1.2 PROBLEMA
A criação de um aplicativo contendo a implementação do método Simplex irá auxiliar na experimentação e no estudo de modelos matemáticos de Programação Linear? O mesmo trará ganhos a seus utilizadores?
1.3 HIPÓTESE(S)
A utilização do aplicativo viabilizará, rapidamente, a simulação da resolução demodelos matemáticos de PL, culminando em análises mais eficazes e confiáveis dos resultados, além de ser didático e proporcionar aos estudantes uma melhor fixação do aprendizado do método Simplex.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivos gerais
A concepção do aplicativo, denominado iSimplex, contendo a implementação do algoritmo homônimo para a resolução de modelos matemáticos de PL, visa auxiliar osestudantes na consolidação do aprendizado através de uma didática e detalhada visualização do funcionamento do algoritmo Simplex, inclusive com a identificação da solução ótima.
1.4.2 Objetivos específicos
O iSimplex permitirá o usuário informar o modelo matemático a ser resolvido, além de efetuar a experimentação de maximização ou minimização de uma determinada função linear, designada por...
tracking img